LINHA DE PESQUISA 1
|
||
DOCENTES | PROJETOS | Saiba mais sobre o projeto |
ALEXANDRE AGNOLON |
Do Mediterrâneo helenizado às plagas luso-tupiniquins: proposta de tradução dos poemas eróticos da Antologia Grega ou Palatina em metro português | |
A arqueologia do romance: os antecedentes antigos do romanesco | ||
ARTUR CONSTRINO |
Retóricas Carolíngias | |
Práticas Letradas do Período Carolíngio | ||
BERNARDO AMORIM |
Tradição, tradução, traição: memória e invenção em poetas de língua portuguesa | |
Laboratório de Estudos Transdisciplinares em Cultura, Linguagem, Pensamento Pós-Colonial e Decolonial | ||
Escritas literárias africanas de língua portuguesa e textualidades orais: transcrições poéticas | ||
CAROLINA ANGLADA | Aqueologia poética e política do contemporâneo | Descrição do Projeto |
MÔNICA GAMA |
A autoria e a representação autoral em escritores-críticos: imagens de si, imagens do outro na memória da literatura | |
Representação do mundo e encenação da escrita na literatura brasileira | ||
EMÍLIO MACIEL |
Literatura ao quadrado: Proust e a tradição romanesca( antes e depois) | |
Anagramas do apagamento: narradores do romance brasileiro moderno | ||
ALEX BEIGUI | Do mito ao plágio inventivo: possibilidades de reescritas, remodelagens discursivas e performativas | Descrição do Projeto |
MARIA CLARA VERSIANI |
TESTEMUNHO, RE-ESCRITA E MEMÓRIA |
Descrição do Projeto |
MARIA RITA VIANA |
Edição, tradução e recepção: o livro entre o material e o evento pelo viés da análise dos traços de agentes e forças nos campos literários | |
As escritas do eu nas literaturas em língua inglesa: gêneros não-ficcionais e suas representações literárias - Parte II: cartas e diários | ||
RODRIGO CORRÊA | Caminhos de memórias nas literaturas: olhares atravessados pela decolonialidade | Descrição do Projeto |
VICTOR ROSA |
LAMA, GELÉIA, ÁGUA-VIVA: a inconstância da forma na literatura brasileira | |
Nenhum Brasil existe: leituras da cultura brasileira na modernidade | ||
Espetáculos de realidade na literatura contemporânea | ||
LINHA DE PESQUISA 2 Estudos Linguísticos, Estudos da Tradução e Patrimônio Cultural
|
||
DOCENTES | PROJETOS | PÁGINA NO SITE |
ALEXANDRE AGNOLON | Do Mediterrâneo helenizado às plagas luso-tupiniquins: proposta de tradução dos poemas eróticos da Antologia Grega ou Palatina em metro português | Descrição do Projeto |
GIÁCOMO FIGUEREDO |
Modelagem do acúmulo de informação e produção textual: mensagem, tema e predicação | Descrição dos Projetos |
Aplicação multilíngues para a dinâmica de sistemas da produção de significado no processamento de linguagem natural | ||
Introdução da Dinâmica de Sistemas na Síntese Textual em um Modelo Sistêmico-Funcional da Produção de Significado em Ambientes Multilíngues | ||
LEANDRA ANTUNES |
AMPER-Por: Atlas Multimídia Prosódico do Espaço Românico - Português | Descrição dos Projetos |
Ensino de língua com base no trabalho com gêneros textuais: práticas correntes e expectativas | ||
MARIA CLARA VERSIANI | Questões de memória e tradução na literatura de expressão inglesa contemporânea | Descrição do Projeto |
SOÉLIS MENDES |
A edição de manuscritos de Minas Colônia e a elaboração de um álbum de paleografia | Descrição dos Projetos |
Esboço de Vocabulário de Receitas culinárias seculares de Minas Gerais: as quitandas | ||
Para a história do Português brasileiro – Minas Gerais | ||
DEDPLH - Digitalização e edição de documentos para pesquisa em Linguística Histórica | ||
PAULO MENDES |
Cognição, memória e linguagem – uma visão integrada entre as práticas discursivas e os acervos da Região dos Inconfidentes | Descrição dos Projetos |
A construção social do sentido: cognição, discurso e formas de empoderamento | ||
WILLIAM MENEZES | O "Rompimento da barragem de Fundão": narrativa, memória e desmemória discursiva | Descrição do Projeto |
LINHA DE PESQUISA 3 Linguagem, Prática Social, Processo Educativo
|
||
DOCENTES | PROJETOS | PÁGINA NO SITE |
ADA MAGALY MATIAS BRASILEIRO | Formação docente, letramentos e métodos: epistemes e práticas imbricadas | Descrição do Projeto |
ANELISE FONSECA | A produção de material didático para o ensino de português para estrangeiros | Descrição do Projeto |
DAYSE |
Descrição do Projeto | |
Estudos Surdos: produção de novos olhares sobre os Surdos, a Surdez e a Língua de Sinais articulando teoria à pratica. | ||
FERNANDO LIMA | A formação profissional de estudantes de Letras de uma perspectiva Histórico-Cultural | Descrição do Projeto |
IVANETE BERNARDINO | A (con)formação do gosto pela literatura na escola básica | Descrição do Projeto |
LEANDRA ANTUNES | Ensino de língua com base no trabalho com gêneros textuais: práticas correntes e expectativas | Descrição do Projeto |
RITA LAGES | Língua Portuguesa, uma disciplina escolar: epistemologias curriculares e práticas de ensino | Descrição do Projeto |
RODRIGO CORRÊA | Modos decoloniais para se (re)pensar literaturas | Descrição do Projeto |
RÓMINA LARANJEIRA | Letramento e etnografia da linguagem: teorias, práticas e ensino de escrita | Descrição do Projeto |
VANDERLICE SÓL | Identidades de professores de Língua Inflesa: (re)significando a formação inicial e continuada | Descrição do Projeto |
VIVIANE PIMENTA |
Formação docente e o uso das tecnologias digitais: (re)construção discursiva dos sujeitos nas/pelas práticas (multi)letramentos | Descrição dos Projetos |
Letramento acadêmico em Língua Inglesa: contribuições para letramento acadêmico-científico em LI dos docentes da UFOP e para o processo de internacionalização | ||
Promoção dos multiletramentos nas aulas de língua inglesa na escola pública de Mariana |