Linha 1
A ARQUEOLOGIA DO ROMANCE: OS ANTECEDENTES ANTIGOS DO ROMANESCO
BIOROM - ROMA NOSSO LAR: TRADIÇÃO (AUTO)BIOGRÁFICA E CONSOLIDAÇÃO DA(S) IDENTIDADE(S)
Coordenador: Alexandre Agnolon
Descrição dos projetos.
ARTES POÉTICAS LATINAS DA RENASCENÇA: RETOMADA DE (QUAIS) CRITÉRIOS CLÁSSICOS OU PRESCRIÇÃO DE UMA REFORMA NAS LETRAS?
Coordenadora: Artur Costrino
Descrição do projeto.
TRADIÇÃO, TRADUÇÃO, TRAIÇÃO: MEMÓRIA E INVENÇÃO EM POETAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Coordenador: Bernardo Amorim
Descrição dos projetos.
ARQUEOLOGIA POÉTICA E POLÍTICA DO CONTEMPORÂNEO
Coordenadora: Carolina Anglada
Descrição do projeto.
A AUTORIA E A REPRESENTAÇÃO AUTORAL EM ESCRITORES-CRÍTICOS: IMAGENS DE SI, IMAGENS DO OUTRO NA MEMÓRIA DA LITERATURA
REPRESENTAÇÃO DO MUNDO E ENCENAÇÃO DA ESCRITA NA LITERATURA BRASILEIRA
Coordenadora: Mônica Gama
Descrição dos projetos.
ANAGRAMAS DO APAGAMENTO: NARRADORES DO ROMANCE BRASILEIRO MODERNO
LITERATURA AO QUADRADO: PROUST E A TRADIÇÃO ROMANESCA (ANTES E DEPOIS).
Coordenador: Emílio Maciel
Descrição dos projetos.
Do mito ao plágio inventivo – Antígona para além do horizonte e do gênero possibilidades de reescritas, remodelagens discursivas e performativas.
Coordenador: Alex Beigui
Descrição do projeto.
O MERCADOR DE VENEZA E A MEMÓRIA DA SHOAH: ADAPTAÇÕES DA PEÇA DE SHAKESPEARE NA CONTEMPORANEIDADE
Coordenadora: Maria Clara Versiani
Descrição do projeto.
A tradução e edição das escritas de vida de Virginia Woolf no Brasil e no mercado editorial anglófono
Coordenadora: Maria Rita Drumond Viana
Descrição do projeto.
Caminhos de memórias nas literaturas: olhares atravessados pela decolonialidade
Coordenadora: Rodrigo
Descrição do projeto.
Leituras póstumas de Machado de Assis (alguns momentos da recepção de sua obra)
Coordenadora: Victor Rosa
Descrição do projeto.
Linha 2
DO MEDITERRÂNEO HELENIZADO ÀS PLAGAS LUSO-TUPINIQUINS: PERSPECTIVAS TRADUTÓRIAS DOS CLÁSSICOS EM VERNÁCULO E PROPOSTA DE TRADUÇÃO DOS POEMAS ERÓTICOS DA ANTOLOGIA GREGA OU PALATINA EM METRO PORTUGUÊS
Coordenador: Alexandre Agnolon
Descrição do projeto.
MODELAGEM DO ACÚMULO DE INFORMAÇÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL: MENSAGEM, TEMA E PREDICAÇÃO
APLICAÇÕES MULTILÍNGUES PARA A DINÂMICA DE SISTEMAS DA PRODUÇÃO DE SIGNIFICADO NO PROCESSAMENTO DE LINGUAGEM NATURAL
SLAM – SYSTEMIC LANGUAGE MODELLING NETWORK - LANGUAGE MODELLING NETWORK (REDE DE MODELAGEM SISTÊMICA DA LINGUAGEM)
Coordenador: Giácomo Figueiredo
Descrição dos projetos.
AMPER-POR: ATLAS MULTIMÍDIA PROSÓDICO DO ESPAÇO ROMÂNICO - PORTUGUÊS
O PAPEL DA PROSÓDIA NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS EM PRÁTICAS DISCURSIVAS
Coordenadora: Leandra Antunes
Descrição dos projetos.
QUESTÕES DE MEMÓRIA E TRADUÇÃO NA LITERATURA DE EXPRESSÃO INGLESA CONTEMPORÂNEA
Coordenadora: Maria Clara Versiani
Descrição do projeto.
BTMLH - BANCO DE TEXTOS MANUSCRITOS (DIGITALIZAÇÃO E EDIÇÃO DE DOCUMENTOS) PARA PESQUISA EM LINGUÍSTICA HISTÓRICA
ESTUDOS SOBRE O LÉXICO: MEMÓRIA, CULTURA E TRADIÇÃO
O ESTUDO DA CONCORDÂNCIA VARIÁVEL (NOMINAL E VERBAL) EM MANUSCRITOS SETECENTISTAS E OITOCENTISTAS DE MINAS COLÔNIA
ESTUDO DE FENÔMENOS LINGUÍSTICOS DA LÍNGUA PORTUGUESA: O PASSADO COMO FONTE PARA O ENTENDIMENTO DO PRESENTE
Coordenadora: Soélis Mendes
Descrição dos projetos.
COGNIÇÃO, MEMÓRIA E LINGUAGEM UMA VISÃO INTEGRADA ENTRE AS PRÁTICAS DISCURSIVAS E OS ACERVOS DA REGIÃO DOS INCONFIDENTES
A CONSTRUÇÃO SOCIAL DO SENTIDO: COGNIÇÃO, DISCURSO E FORMAS DE EMPODERAMENTO
Coordenador: Paulo Mendes
Descrição do projeto.
O "ROMPIMENTO DA BARRAGEM DE FUNDÃO": NARRATIVA, MEMÓRIA E DESMEMÓRIA DISCURSIVA
Coordenador: William Menezes
Descrição do projeto.
Linha 3
A formação de professores de língua estrangeira e a educação intercultural
Coordenadora: Anelise Fonseca
Descrição do projeto.
Literatura Surda: produção de novos olhares sobre os Surdos, a Surdez e a Língua de Sinais articulando teoria à pratica
Coordenadora: Dayse
Descrição do projeto.
A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DE LETRAS DE UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL
Coordenadora: Fernando
Descrição do projeto.
APROPRIAÇÃO CRÍTICA DA LITERATURA NA ESCOLA
Coordenadora: Ivanete Bernardino
Descrição do projeto.
ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COM BASE NO TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS: PRÁTICAS CORRENTES E EXPECTATIVAS
Coordenadora: Leandra Antunes
Descrição do projeto.
LÍNGUA PORTUGUESA, UMA DISCIPLINA ESCOLAR: EPISTEMOLOGIAS CURRICULARES E PRÁTICAS DE ENSINO
Coordenadora: Rita Lages
Descrição do projeto.
Modos decoloniais para se (re)pensar literaturas
Coordenador: Rodrigo
Descrição do projeto.
LETRAMENTOS E ETNOGRAFIA DA LINGUAGEM: TEORIAS, PRÁTICAS E ENSINO DE ESCRITA
Coordenadora: Rómina Laranjeira
Descrição do projeto.
IDENTIDADES DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA: (RE)SIGNIFICANDO A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA
Coordenadora: Vanderlice Sol
Descrição do projeto.
FORMAÇÃO DOCENTE E O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: (re)construção discursiva dos sujeitos nas/pelas práticas de (multi)letramentos
Coordenadora: Viviane
Descrição do projeto.