Projetos de Pesquisa

Linha 1 

A ARQUEOLOGIA DO ROMANCE: OS ANTECEDENTES ANTIGOS DO ROMANESCO 

BIOROM - ROMA NOSSO LAR: TRADIÇÃO (AUTO)BIOGRÁFICA E CONSOLIDAÇÃO DA(S) IDENTIDADE(S)

Coordenador: Alexandre Agnolon

Descrição dos projetos.

 

 

ARTES POÉTICAS LATINAS DA RENASCENÇA: RETOMADA DE (QUAIS) CRITÉRIOS CLÁSSICOS OU PRESCRIÇÃO DE UMA REFORMA NAS LETRAS?

Coordenadora: Artur Costrino

Descrição do projeto.

 

 

TRADIÇÃO, TRADUÇÃO, TRAIÇÃO: MEMÓRIA E INVENÇÃO EM POETAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

 

Coordenador: Bernardo Amorim

Descrição dos projetos.

 

ARQUEOLOGIA POÉTICA E POLÍTICA DO CONTEMPORÂNEO

 

Coordenadora: Carolina Anglada

Descrição do projeto.

 

 

 

A AUTORIA E A REPRESENTAÇÃO AUTORAL EM ESCRITORES-CRÍTICOS: IMAGENS DE SI, IMAGENS DO OUTRO NA MEMÓRIA DA LITERATURA

REPRESENTAÇÃO DO MUNDO E ENCENAÇÃO DA ESCRITA NA LITERATURA BRASILEIRA

 

Coordenadora: Mônica Gama

Descrição dos projetos.

 

ANAGRAMAS DO APAGAMENTO: NARRADORES DO ROMANCE BRASILEIRO MODERNO

LITERATURA AO QUADRADO: PROUST E A TRADIÇÃO ROMANESCA (ANTES E DEPOIS).

 

Coordenador: Emílio Maciel 

Descrição dos projetos.

 

Do mito ao plágio inventivo – Antígona para além do horizonte e do gênero possibilidades de reescritas, remodelagens discursivas e performativas.

 

Coordenador: Alex Beigui 

Descrição do projeto.

 

 

 

 

O MERCADOR DE VENEZA E A MEMÓRIA DA SHOAH: ADAPTAÇÕES DA PEÇA DE SHAKESPEARE NA CONTEMPORANEIDADE

Coordenadora: Maria Clara Versiani

Descrição do projeto.

 

A tradução e edição das escritas de vida de Virginia Woolf no Brasil e no mercado editorial anglófono

 

Coordenadora: Maria Rita Drumond Viana

Descrição do projeto.

 

 

Caminhos de memórias nas literaturas: olhares atravessados pela decolonialidade

 

Coordenadora: Rodrigo

 

Descrição do projeto.

 

Leituras póstumas de Machado de Assis (alguns momentos da recepção de sua obra)

 

Coordenadora: Victor Rosa

Descrição do projeto.

 

 

 

 

 

Linha 2

DO MEDITERRÂNEO HELENIZADO ÀS PLAGAS LUSO-TUPINIQUINS: PERSPECTIVAS TRADUTÓRIAS DOS CLÁSSICOS EM VERNÁCULO E PROPOSTA DE TRADUÇÃO DOS POEMAS ERÓTICOS DA ANTOLOGIA GREGA OU PALATINA EM METRO PORTUGUÊS

Coordenador: Alexandre Agnolon

Descrição do projeto.

 

MODELAGEM DO ACÚMULO DE INFORMAÇÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL: MENSAGEM, TEMA E PREDICAÇÃO

APLICAÇÕES MULTILÍNGUES PARA A DINÂMICA DE SISTEMAS DA PRODUÇÃO DE SIGNIFICADO NO PROCESSAMENTO DE LINGUAGEM NATURAL

SLAM – SYSTEMIC LANGUAGE MODELLING NETWORK - LANGUAGE MODELLING NETWORK (REDE DE MODELAGEM SISTÊMICA DA LINGUAGEM)

 

Coordenador: Giácomo Figueiredo

Descrição dos projetos.

 

 

 

AMPER-POR: ATLAS MULTIMÍDIA PROSÓDICO DO ESPAÇO ROMÂNICO - PORTUGUÊS

O PAPEL DA PROSÓDIA NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS EM PRÁTICAS DISCURSIVAS

 

Coordenadora: Leandra Antunes

Descrição dos projetos.

 

 

QUESTÕES DE MEMÓRIA E TRADUÇÃO NA LITERATURA DE EXPRESSÃO INGLESA CONTEMPORÂNEA

Coordenadora: Maria Clara Versiani

Descrição do projeto.

 

 

 

BTMLH - BANCO DE TEXTOS MANUSCRITOS (DIGITALIZAÇÃO E EDIÇÃO DE DOCUMENTOS) PARA PESQUISA EM LINGUÍSTICA HISTÓRICA

ESTUDOS SOBRE O LÉXICO: MEMÓRIA, CULTURA E TRADIÇÃO

O ESTUDO DA CONCORDÂNCIA VARIÁVEL (NOMINAL E VERBAL) EM MANUSCRITOS SETECENTISTAS E OITOCENTISTAS DE MINAS COLÔNIA

ESTUDO DE FENÔMENOS LINGUÍSTICOS DA LÍNGUA PORTUGUESA: O PASSADO COMO FONTE PARA O ENTENDIMENTO DO PRESENTE

 

Coordenadora: Soélis Mendes

Descrição dos projetos.

 

COGNIÇÃO, MEMÓRIA E LINGUAGEM – UMA VISÃO INTEGRADA ENTRE AS PRÁTICAS DISCURSIVAS E OS ACERVOS DA REGIÃO DOS INCONFIDENTES

A CONSTRUÇÃO SOCIAL DO SENTIDO: COGNIÇÃO, DISCURSO E FORMAS DE EMPODERAMENTO

 

Coordenador: Paulo Mendes

Descrição do projeto.

 

O "ROMPIMENTO DA BARRAGEM DE FUNDÃO": NARRATIVA, MEMÓRIA E DESMEMÓRIA DISCURSIVA

Coordenador: William Menezes

Descrição do projeto.

 

 

Linha 3

A formação de professores de língua estrangeira e a educação intercultural

 

Coordenadora: Anelise Fonseca

Descrição do projeto.

 

Literatura Surda: produção de novos olhares sobre os Surdos, a Surdez e a Língua de Sinais articulando teoria à pratica

 

Coordenadora: Dayse 

Descrição do projeto.

 

A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DE LETRAS DE UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL

 

Coordenadora: Fernando 

Descrição do projeto.

 

APROPRIAÇÃO CRÍTICA DA LITERATURA NA ESCOLA

 

Coordenadora: Ivanete Bernardino

Descrição do projeto.

 

 

 

 

 

 

ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COM BASE NO TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS: PRÁTICAS CORRENTES E EXPECTATIVAS

Coordenadora: Leandra Antunes

Descrição do projeto.

 

LÍNGUA PORTUGUESA, UMA DISCIPLINA ESCOLAR: EPISTEMOLOGIAS CURRICULARES E PRÁTICAS DE ENSINO

 

Coordenadora: Rita Lages

Descrição do projeto.

 

Modos decoloniais para se (re)pensar literaturas

 

Coordenador: Rodrigo

Descrição do projeto.

 

LETRAMENTOS E ETNOGRAFIA DA LINGUAGEM: TEORIAS, PRÁTICAS E ENSINO DE ESCRITA

 

Coordenadora: Rómina Laranjeira

Descrição do projeto.

 

 

 

 

IDENTIDADES DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA: (RE)SIGNIFICANDO A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA

 

 

 

Coordenadora: Vanderlice Sol

Descrição do projeto.

 

 

FORMAÇÃO DOCENTE E O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: (re)construção discursiva dos sujeitos nas/pelas práticas de (multi)letramentos

Coordenadora: Viviane

Descrição do projeto.