Projeto de Pesquisa Ivanete Bernardino

2020 – Atual

A (con)formação do gosto pela literatura na escola básica

O principal interesse desta pesquisa é examinar as múltiplas determinações que conformam o gosto (ou desgosto) pela literatura na esfera escolar. Pensando nisso, pretendemos estudar e circunstanciar a interferência de estruturas e instituições sociais como as políticas públicas de Estado (ou de governo), os documentos oficiais que orientam a elaboração de currículos, os interesses do mercado na fetichização do livro e da literatura, a estratificação do gosto no interior das classes sociais, a influência do habitus familiar, as redes de sociabilidade incluindo as virtuais, as premiações no campo literário e, já mais intimamente relacionada a instituições de ensino, a atuação do professor, mediador de leitura. Assim, atravessando a pesquisa sobre a natureza filosófica e sociológica da disposição estética diante do texto literário, a pesquisa é guiada pela seguinte questão: quais são os condicionantes do gosto pela literatura e quais seus impactos no percurso de formação escolar na educação básica?