Dia C da Ciência

Dia C da Ciência  - evento de divulgação científica da UFOP - . Clique  aqui para mais  informações. 

"O Dia C da Ciência, que ocorre durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, é uma mobilização das universidades e institutos federais de todo Brasil." (https://ufop.br/noticias/programacao-termina-hoje-25)

O Posletras participou desse evento por meio de alguns de seus mestrandos com atividades – oficinas e/ou minicursos – ofertadas na Escola Municipal Pedro Mendes de Almeida, em Ouro Preto, no dia 24/10/19, com duração de 60 minutos, aproximadamente, conforme:

 

Mestrando: Alexandre Emanuel Alves da Silva  (Orientador: Prof. Clézio  Gonçalves)

Oficina: A variação linguística no falar mineiro

Turma: 6º. Ano EF

Resumo: O trabalho teve como principal objetivo dar continuidade a um esforço, já delineado por teóricos da área da sociolinguística educacional, que visa à divulgação do conhecimento sociolinguístico nas aulas de português brasileiro no ensino básico. Ademais, pretendeu promover um intercâmbio de ideias por meio da relação universidade-escola, isto é, entre pesquisador em formação e professores e estudantes do ensino básico. Para tal, realizamos uma intervenção de duas horas-aula, no segundo semestre de 2019, no Dia C da Ciência, com estudantes do sexto ano do ensino fundamental na Escola Municipal Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida, em Mariana, Minas Gerais. As atividades desenvolvidas na oficina se pautaram, principalmente, nas recentes descobertas e discussões da sociolinguística contemporânea que tratam da variação e mudança linguísticas, questões essas muitas vezes não contempladas nas aulas de português, dado o seu caráter inovador ou o desconhecimento dos professores. Inicialmente, foi feita uma dinâmica com os estudantes para se identificar itens lexicais com múltiplos significados e suas diferentes denominações em alguns estados brasileiros. Em seguida, a turma foi dividida em pequenos grupos a fim de que lessem coletivamente textos de gêneros textuais distintos e de variadas modalidades, peculiares a cada região do País. Os gêneros tratados foram: o repente nordestino, o rap paulista, o causo mineiro, entre outros. A partir desse conjunto, alguns itens lexicais foram destacados pelos estudantes e discussões foram feitas em relação ao falar mineiro, buscando-se uma correspondência semântica e de uso. Por fim, os resultados observados indicaram uma maior participação e interação por parte dos alunos na sala de aula e uma ampliação de sua competência linguística, o que  os levou a uma consciência maior da heterogeneidade da língua, em especial do falar mineiro. Além disso, podemos salientar que a oficina auxiliou no estímulo de um diálogo entre teoria e prática e entre formação e ensino, fatores fundamentais na área da sociolinguística e no ensino de língua materna.

 

Mestranda  Dâmares Carla da Silva (Orientador: Prof. Bernardo Amorim)

Oficina: Princípios básicos para a elaboração do gênero Cordel

Turma: 4º. Ano EF

Resumo: Promover uma primeira aproximação dos alunos do 4º. ano com a literatura de cordel a partir de conhecimentos sobre as características do gênero e seus  critérios de escrita/composição. 

 

Mestrando: Danilo de Souza Ferreira (Orientador: Prof. Emílio Maciel)

Oficina: Do conto Borgiano aos personagens de League of Legends 

Turma: 9º. Ano EF

Resumo: Buscamos discutir, nessa oficina, como os personagens apresentados pelo contista argentino Jorge Luis Borges, na obra História Universal da Infâmia, foram relidos e adaptados pela cultura pop. Destacamos,  em especial, a Madame Ching, uma pirata feminina do século XIII, que será interpretada como a Lady Pirata Ching,  no filme Os Piratas do Caribe : No fim do mundo; já no jogo online League of Legends atuará como Miss Fortune;  o outro personagem apresentado é o justiceiro Billy the Kid que será interpretado como o justiceiro pelo jogo League of legends. A partir dessas discussões, foi feita uma exposição biográfica fictícia de alguns personagens, e aos alunos foi solicitada a criação de uma pequena história sobre um desses personagens expostos.

 

Mestrando: Erick Soares Drumond (Orientador: Prof. Clézio  Gonçalves)

Oficina: O retrato das raças nas aulas de inglês

Turma: 6º. Ano EF

Resumo: A oficina consistiu numa análise, por parte dos alunos e guiada pelo Professor, do livro físico de Língua Inglesa adotado na escola. O objetivo era de que os alunos, inicialmente, fizessem um levantamento da quantidade de pessoas negras que aparecem no livro e, num segundo momento, discutissem em que condições essas pessoas são retratadas: se ocupando espaços de poder ou não, em situação de pobreza ou não, os lugares onde elas estão, o que estão fazendo e se têm uma família também retratada.

 

Mestrando: Marcelo França Marques Cândido (Orientador: Prof. Bernardo Amorim)

Oficina: Sobre memória coletiva

Turma: 6º. Ano EF

Resumo: Buscou-se apresentar para os alunos a importância da memória em nosso cotidiano e na construção da história. Foram usados diferentes objetos para expressar a centralidade da memória: livros, diários, discos, peças de roupa, etc. Os alunos participaram contando histórias pessoais e de outras pessoas, como familiares e amigos, que os marcaram na ocasião do Rompimento da Barragem do Fundão, em 5 de novembro de 2015, ocorrida nas imediações de Mariana. Assim, pudemos abordar um pouco da pesquisa do mestrando cujo foco no gênero autobiográfico tem se mostrado fundamental para a construção da memória em África.

 

Mestranda: Rafaella Saioro  (Orientador: Prof. Giacomo Figueredo)

Oficina: O flerte como gênero no Big Brother Brasil 18

Turma: 9º. Ano EF

Resumo: Foram apresentadas pesquisas acerca dos gêneros linguísticos utilizados para a construção e negociação de relacionamentos. O objetivo era expandir a noção de gênero dos alunos para uma que englobasse não só gêneros mais formais, mas também aqueles utilizados na língua falada em ambientes mais informais. Desta forma, tornar-se-ia possível iniciar uma discussão sobre como os gêneros informais influenciam na rede de relacionamentos em sociedade, bem como apresentar diferentes vertentes de pesquisas linguísticas.

 

Imagens do evento

    

Mestranda Rafaela Saioro                                    Mestrandos: Alexandre Emanuel, Danilo Souza e Erick Soares

 

Mestranda Dâmares Carla