Matriz para download.
2024/1
Disciplina | Docente Responsável |
---|---|
PGL 101 - Memória, Arquivo e Representação | Prof. Dr. Bernardo Nascimento de Amorim |
PGL110 - Tópicos de Literatura e Cultura | Prof. Dr. Alex Beigui de Paiva Cavalcante |
PGL144 - Poéticas do Animismo: Formas do Animismo em Poemas e Narrativas Breves da Literatura Angolana |
Prof. Dr. Bernardo Nascimento de Amorim Prof. Dr. Kaio Carvalho Carmona (Univ. Agostinho Neto - Angola) Profa. Dra. Terezinha Taborda Moreira (PUC Minas) |
PGL211 - Patrimônio Cultural Linguístico | Prof. Dr. Paulo Henrique Aguiar Mendes |
PGL213 - Lexicologia, Lexicografia e Terminologia | Profa. Dra. Soélis Teixeira do Prado Mendes |
PGL311 - Linguagem e Práticas Socioeducativas | Profa. Dra. Rómina de Mello Laranjeira |
PGL305 - Aquisição e Aprendizagem de Língua Materna | Profa. Dra. Leandra Batista Antunes |
PGL314 - Aquisição de Aprendizado de Línguas (LS como L1, LP como L2, LA e LE) |
Profa. Dra. Anelise Fonseca Dutra Profa. Dra. Dayse Garcia Miranda |
PGL001 - Estudos Especiais I | Orientador(a) |
Disciplinas Obrigatórias
Código | Descrição |
Carga-Horária Créditos |
Caráter | Ementa |
---|---|---|---|---|
PGL 101 | Memória, Arquivo e Representação |
60h 4 créditos |
Obrigatório L1 – Literatura, Memória e Cultura
Optivo L2 – Estudos Linguísticos, Estudos da Tradução e Patrimônio Cultural L3 – Linguagem, Prática Social, Processo Educativo
|
Memória e construção do passado. Museus, monumentos e arquivos. Dimensões discursivas e semióticas da linguagem. Oralidade e escritura. |
PGL211 | Patrimônio Cultural Linguístico |
60h 4 créditos |
Obrigatório L2 – Estudos Linguísticos, Estudos da Tradução e Patrimônio Cultural Optivo L1 – Literatura, Memória e Cultura L3 – Linguagem, Prática Social, Processo Educativo |
Concepções de Lingua(gem), de discurso, de texto e de produção de sentidos. Processos enunciativos e institucionalização das práticas de linguagem. Patrimônio Cultural (i)material. A língua como vetor do patrimônio cultural (i)material. Línguas nacionais e a construção da identidade cultural de um povo. Línguas faladas no Brasil como patrimônio cultural (i)material. Gêneros, arquivos e arcevos. |
PGL311 | Linguagem e Práticas Socioeducativas |
60h 4 créditos |
Obrigatório L3 – Linguagem, Prática Social, Processo Educativo Optivo L1 – Literatura, Memória e Cultura L2 – Estudos Linguísticos, Estudos da Tradução e Patrimônio Cultural
|
Concepções, princípios e procedimentos que norteiam pesquisas em língua e em linguagem, de natureza aplicada. |
Disciplinas Optativas
Código | Descrição |
Carga-Horária Créditos |
Caráter | Ementa |
---|---|---|---|---|
PGL001 | Estudos Especiais I |
30h 2 créditos |
Optivo | Seleção e estudo de bibliografia pertinente à elaboração do projeto definitivo de mestrado, assim como a organização e definição do objeto de pesquisa, sob o acompanhamento e a supervisão direta do orientador, podendo ocorrer somente no primeiro ou no segundo período do Curso. |
PGL002 | Estudos Especiais II |
30h 2 créditos |
Optivo | Estudos avançados sobre referenciais teóricos específicos, pertinentes à elaboração da dissertação e à resolução de problemas ou questões importantes para o desenvolvimento da pesquisa, sob o acompanhamento e a supervisão direta do orientador da pesquisa, podendo ocorrer somente após a aprovação do projeto de pesquisa definitivo |
PGL003 | Métodos e Pesquisa |
60h 4 créditos |
Optivo | Planejamento e escrita do texto científico. Escolha de bibliografia. Leitura e sistematização de dados para citação, referência e organização textual. Elaboração de projetos de pesquisa: fundamentos teóricos e metodológicos. Dissertações e teses: estrutura, sistematização de dados. Preparação de artigos. |
PGL004 | Tópicos em Texto Acadêmico: Leitura, Pesquisa, Escrita |
30h 2 créditos |
Optivo | Texto acadêmico: conceito, características. Leitura de textos acadêmicos. Pesquisa para elaboração de revisão de literatura / referencial teórico de texto acadêmico. Características da escrita acadêmica. Prática de escrita acadêmica. |
PGL105 | Expressões de Alteridade |
60h 4 créditos |
Optivo | Expressões de autoridade nos discursos literários, crítico, performático e midiático. Discursos subalternos gende, etnias, classe social. Cânone e constituição hegemônica. |
PGL106 | Experiência, Identidade, Mmemória |
30h 2 créditos |
Optivo | Disciplina de tópico variável, com ênfase nas relações entre o sujeito e as formas de expressão da memória |
PGL109 | Tópicos em Discurso e História |
60h 4 créditos |
Optivo | Produção e recepção do discurso: heterogeneidade cultural, histórica e política. Acontecimento discursivo, registro histórico e escrita ficcional. Usos da língua e efeitos sócio-discursivos |
PGL110 | Tópicos de Literatura e Cultura |
60h 4 créditos |
Optivo | Relações entre literatura, cultura e sociedade. O campo literário e suas interfaces com outros campos e sistemas semióticos. Identidade, alteridade e diversidade cultural. Memória, tradição e invenção |
PGL111 | Tópico de Análise do Discurso |
60h 4 créditos |
Optivo | Enfoque de teorias, conceitos e diferentes objetos de estudo em Análise do Discurso. |
PGL112 | Escrita de Si |
60h 4 créditos |
Optivo |
Estudo de obras literárias em que a memória exerce papel estruturador. Aspectos da memória cultural em narrativas, poemas, biografias e "escritas do eu" (autobiografias, memórias pessoais, diários, auto-retratos). Significado e função poética da memória. |
PGL135 | Tópicos em Teoria e Crítica Literária |
60h 4 créditos |
Optivo |
Literatura e ciências humanas. A literatura e a virada linguística. A era do testemunho e os limites da representação. Lírica em tempo de barbárie. A literatura e o contemporâneo. |
PGL140 | Tópico em Variação e Mudanças Linguísticas |
60h 4 créditos |
Optivo | Teoria da Variação e da Mudança: definições, histórico e perspectivas; A abrangência da variação: léxico, fonologia e morfologia e sintaxe; Sincronia e diacronia: distribuição por tempo aparente, por painel e por tendência. Processos fonológico, morfológicos e sintáticos de mudança no Português brasileiro. |
PGL 141 | Tópicos especiais em Teoria e Crítica Literárias: Poéticas Clássicas |
60h 4 créditos |
Optivo | Estudo das principais poéticas clássicas, da perspectiva da formulação de teorias sobre literatura na Antiguidade, compreendendo as categorias de gênero, diegese, mimese (mímesis/imitatio), emulação (zélosis/aemulatio) e ficção. |
PGL 202 | Teorias da Tradução |
60h 4 créditos |
Optivo | Tradução: processo, produto e função. Especificidades culturais, histórias e ideológicas da tradução. Percursos históricos e epistemológicos da tradução. |
PGL 203 | Toeiras da Literatura |
60h 4 créditos |
Optivo |
Leitura e conhecimento: a construção social do sentido. Semiologia da leitura. Processos cognitivos na leitura. Teoria da estética da recepção. O leitor no Brasil. |
PGL 212 | Prosódia |
60h 4 créditos |
Optivo |
Conceitos de prosódia. Funções da prosódia nos estudos linguísticos. Parâmetros Prosódicos. Prosódia e construção de sentidos na interação verbal. Prosódia do português brasileiro. |
PGL 213 | Lexicologia, Lexicografia e Terminologia. |
60h 4 créditos |
Optivo |
Teorias estruturais e funcionais do léxico. Significado lexical e relações lexicais. Lexicologia e lexicografia e Terminologia. A obra lexicográfica: Dicionários gerais e especializados. |
PGL 214 | Tópicos em Teoria e Análise Linguística: Leitura e Produção de Popularização da Ciência |
60h 4 créditos |
Optivo | Apresentação da Popularização da Ciência como Domínio do Conhecimento. Contextualização da Popularização da Ciência na cultura acadêmico-científica. Leitura e Produção de textos de Popularização da Ciência. |
PGL 232 | Tópicos em Teoria e Análise da Tradução |
60h 4 créditos |
Optivo | A tradução como objeto de estudo científico. Os estudos descritivos da tradução e a pesquisa empírica com foco no processo e no produto da tradução. Estudos processuais da tradução. Metodologias de coleta e análise de dados nas pesquisas empírico-experimentais em tradução. Introdução às bases teóricas e de modelos da tradução. Importância das teorias e da modelagem para os estudos da tradução, bem como sua influência na atividade de pesquisa. Categorias teóricas para a investigação da tradução como fenômeno, abordada como processo, produto, e produção multilíngue. |
PGL 303 | Formação de Professores e Constituição Identitária |
60h 4 créditos |
Optivo | Discussão sobre concepções de formação de professores. Reflexão sobre saberes docentes, letramento docente e constituição identitária. |
PGL 304 | Letramentos |
60h 4 créditos |
Optivo |
Tipos de letramento e seus impactos nos meios escolares e não-escolares. |
PGL 305 | Aquisição e Aprendizagem de Lingua Materna |
60h 4 créditos |
Optivo | Questões teóricas e metodológicas no estudo aquisição e aprendizagem de LM, apropriação da linguagem oral e escrita, interface com outros campos cognitivos. |
PGL 306 | Tópicos em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas |
60h 4 créditos |
Optivo |
Princípios teóricos que regem o processo de ensino/aprendizagem da língua estrangeira e materna. Bases teóricas para o desenvolvimento tanto do ensino quanto da pesquisa. |
PGL 307 | Tópicos em Linguagem Identidades e cultura |
60h 4 créditos |
Optivo | Linguagem em contextos diferenciados e multidiversificados. Políticas linguísticas e configurações identitárias. Discurso e alteridade. Cultura em contextos complexos. |
PGL 309 | Tópicos de Pesquisa em Linguística Sistêmicofuncional: Desafios e Possibilidades |
60h 4 créditos |
Optivo |
Introdução geral à Teoria Linguística e seu emprego na Análise de Dados Linguísticos por meio da Linguística SistêmicoFuncional. Aplicação de conceitos fundamentais da Teoria Linguística na pesquisa de descrição das línguas, ensino e multilinguismo. |
PGL 310 | Literatura e Educação |
60h 4 créditos |
Optivo | Interface entre os campos da literatura e da educação e seus atravessamentos ideológicos e econômicos. História das práticas de leitura literária. Formação do leitor: aspectos teóricos e práticos da educação literária. Literatura e espaços escolares: metodologias de ensino, políticas públicas, currículos e materiais didáticos. A experiência literária na sociedade contemporânea. |
PGL 312 | Textos e Gramática na Educação Básica -Teoria e Prática |
60h 4 créditos |
Optivo |
Diretrizes curriculares nacionais para o ensino de língua portuguesa na Educação Básica. Subsídios teórico-metodológicos do Funcionalismo linguístico para a abordagem do texto e da gramática na sala de aula da Educação Básica. |
PGL 314 |
Aquisição e Aprendizado de Línguas (LS como L1, Lp como L2, LA e LE) |
60h 4 créditos |
Optivo |
Princípios teóricos que regem o processo de aquisição, aprendizagem e ensino da língua materna, segunda e ou estrangeira. Estudos do bilinguismo e do fenômeno intermodal (língua de sinais, modo visuoespacial, e língua oral, modo oral-auditivo). Conceitos de língua adicional, língua estrangeira, língua de herança, língua de acolhimento: perspectivas e problematizações. |
2023/1
Disciplina | Ementa | Docente |
---|---|---|
PGL 101 – Memória, Arquivo e Representação | Memória e construção do passado. Museus, monumentos e arquivos. Dimensões discursivas e semióticas da linguagem. Oralidade e escritura. | Prof. Dr. Alexandre Agnolon |
PGL 105 – Expressões de Alteridade | Expressões de alteridade nos discursos literário, crítico, performático e midiático. Discursos subalternos: gender, etnia, classe social. Cânone e constituição hegemônica. | Prof. Dr. Rodrigo Correa Martins Silva Machado |
PGL 211 – Patrimônio Cultural Linguístico | Concepções de Lingua(gem), de discurso, de texto e de produção de sentidos. Processos enunciativos e institucionalização das práticas de linguagem. Patrimônio cultural (i)material. A língua como vetor do patrimônio cultural (i)material. Línguas nacionais e a construção da identidade cultural de um povo. Línguas faladas no Brasil como patrimônio cultural (i)material. Gêneros, arquivos e acervos. |
Prof. Dr. Paulo Henrique Aguiar Mendes |
PGL 214 – Tópicos em Teoria e Análise Linguística: Leitura e Produção de Popularização da Ciência | Apresentação da Popularização da Ciência como Domínio do Conhecimento. Contextualização da Popularização da Ciência na cultura acadêmico-científica. Leitura e Produção de textos de Popularização da Ciência. | Prof. Dr. Giacomo Patrocinio Figueredo |
PGL 311 – Linguagem e Práticas Socioeducativas | Concepções, princípios e procedimentos que norteiam pesquisas em língua e em linguagem, de natureza aplicada. | Profas. Dras. Anelise Fonseca Dutra e Viviane Raposo Pimenta |
PGL 312 - Texto e Gramática na Educação Básica: Teoria e Prática | Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica. Subsídios teórico-metodológicos do Funcionalismo Linguístico para a abordagem do texto e da gramática na sala de aula da Educação Básica. | Profa. Dra. Mariangela Rios (Visitante) |
PGL 001 – Estudos Especiais I
|
A matrícula só poderá ser requerida no 1º. ou 2º. Semestre do Curso (Regimento POSLETRAS, Art. 5º. § 8º.) | Orientador (a) |
PGL 002 – Estudos Especiais II | A matrícula só poderá ser requerida no 3º. Semestre de Curso (Regimento POSLETRAS, Art. 5º. § 8º.) | Orientador (a) |