O Programa tem por objetivo geral contribuir para a qualificação de recursos humanos que se destinam ao ensino superior e à pesquisa na área de Letras: Estudos da Linguagem, de modo a:
- incentivar a reflexão epistemológica sobre as Linhas de Pesquisa do Programa;
- fomentar a produção do conhecimento nas Linhas de Pesquisa do Programa;
- favorecer o incremento da produção científica da área de Letras, por meio de publicações de trabalhos científicos em periódicos e livros de circulação nacional e internacional e sua divulgação em eventos acadêmicos por meio de incentivos aos pesquisadores, professores, estudantes e demais participantes do Programa;
- intensificar as iniciativas de cooperação nacionais e internacionais existentes, como meio de integração dos grupos de pesquisa da área.
Como objetivos específicos o Programa pretende contribuir para a formação de pesquisadores que procuram:
- estudar as produções discursivas, literárias, artísticas e outras manifestações textuais, com base em perspectivas teórico-metodológicas dos campos da memória da literatura e da linguística, das práticas discursivas, da tradução e da linguística aplicada;
- promover a preservação da memória cultural da região dos Inconfidentes e/ou do país, por meio dos estudos da linguagem (do ponto de vista linguístico e/ou literário);
- desenvolver estudos que concebam a enunciação linguística, literária e artística em suas múltiplas configurações e inter-relações com outros elementos do sistema cultural;
- entender e observar a linguagem em suas dimensões discursivas, pragmáticas e retóricas, a partir de enfoques especulativos variados que permitam apreender os efeitos de sentido e os impactos sociais dos textos públicos;
- desenvolver os estudos da tradução em seus diferentes ramos de pesquisa, a partir de diversas abordagens teórico-metodológicas e com potenciais interfaces inter e transdisciplinares;
- promover investigações sobre o campo aplicado de estudos da linguagem, suas práticas socioculturais, identitárias, seu funcionamento e suas demandas epistemológicas, por meio de uma perspectiva inter/transdisciplinar com outros campos do saber.