Projetos de Pesquisa Viviane Pimenta

2020 – Atual

Grupo de Estudos em Letramentos e Profissionalização

Descrição em Breve

2021 – Atual

Formação docente e o uso das tecnologias digitais: (re)construção discursiva dos sujeitos nas/pelas práticas (multi)letramentos

Diante do cenário pandêmico provocado pela COVID-19, as autoridades globais de saúde e sanitárias tiveram que optar por estratégias como o distanciamento social como medidas de contenção da doença, e os efeitos disso na educação foram logo sentidos com a implantação do Ensino Remoto Emergencial que, em nosso país, tem sido a modalidade de ensino adotada pelas redes pública e privada de ensino desde abril de 2020. As tecnologias digitais se tornaram ferramentas imprescindíveis para os(as) profissionais da educação e uma realidade na Educação Básica e no Ensino Superior. Professores e professoras, mesmo os mais relutantes em relação ao uso das TDIC em suas práticas pedagógicas, tiveram que passar a utilizá-las como instrumento de trabalho. É neste contexto que surge o presente projeto de pesquisa. Busca-se compreender como as tecnologias digitais ? TDIC ? estão sendo incorporadas às práticas de letramentos na Educação Básica e no Ensino Superior; avaliar quais são os benefícios potenciais do uso das TDIC na constituição dos sujeitos nas/pelas práticas de multiletramentos, e contribuir, por meio de proposta de intervenção, para a formação de professores de línguas no que tange ao uso das TDIC nos eventos e práticas de letramento, trata-se portanto de pesquisa etnográfica de intervenção de cunho exploratório e base qualitativa e interpretativista. Adota-se como pressupostos os quadros teóricos dos Estudos do Letramento, e dos Multiletramentos, em diálogo com as teorias do dialogismo e da interação verbal e com os Estudos Culturais.

2022 – Atual

 

Ressignificação de práticas pedagógicas: o desenvolvimento dos multiletramentos no contexto pós-pandêmico em escolas de Educação Básica de Minas Gerais

O projeto, motivado pelo questionamento a respeito de quais práticas pedagógicas podem ser concebidas/desenvolvidas para o aperfeiçoamento dos multiletramentos no contexto pós-pandêmico em escolas de Educação Básica de Minas Gerais, nas dimensões teóricas e práticas, propõe-se, de forma geral, à ressignificação dessas práticas. As perspectivas teóricas que são a base de referência contemplam autores como Rojo (2021, 2015), Kleiman (2007, 2008) e Freire (1987, 1996), cujos pressupostos postulam a centralidade das multissemioses e o hibridismo cultural e composicional das práticas de linguagem na contemporaneidade, a visão das práticas linguísticas como práticas sociais, o desenvolvimento da autonomia de professores e a sistematização de intencionalidades pedagógicas para um exercício reflexivo acerca dos processos de ensino e de aprendizagem. O desenvolvimento dos trabalhos é dividido metodologicamente nas seguintes fases: pesquisa exploratória, explicativa, metodológica e aplicada, convergindo para o encontro entre Pesquisa, Extensão e Ensino. O público-alvo constitui-se de escolas públicas de três regiões de Minas Gerais, considerando-se, para a seleção, as métricas das avaliações institucionais e as realidades escolares. Espera-se, de forma geral, com o trabalho desenvolvido, contribuir para a formação continuada dos professores de línguas envolvidos no projeto, com o desenvolvimento do desempenho dos alunos na apropriação dos (multi)letramentos, com a melhoria dos resultados por parte das escolas participantes nas avaliações de larga escala e com a sistematização de estratégias de aproximação universidade-escola de modo cada vez mais colaborativo.

2023 – Atual

Letramento acadêmico em Língua Inglesa: contribuições para letramento acadêmico-científico em LI dos docentes da UFOP e para o processo de internacionalização

Propõe-se, com base nos Novos Estudos do Letramento (New Literacy Studies) e nas investigações sobre letramentos acadêmicos, o estudo dos modos como as três grandes áreas de conhecimento (Biológicas, Exatas e Humanas) e suas subáreas regulam, por meio da escrita acadêmica em língua inglesa, a disseminação do conhecimento científico. Toma-se como objeto de investigação o letramento acadêmico em língua inglesa em situações de pesquisa, sobretudo no que se refere à apropriação da palavra escrita, aqui compreendida em sua relação com o fenômeno do dialogismo, considerado como propriedade constitutiva da linguagem, conforme abordagem bakhtiniana. Trata-se de colocar em foco, na discussão sobre a complexa rede de saberes e normas que orientam a apropriação da língua inglesa para fins acadêmicos: a) os modelos científico-ideológicos que regem o letramento em língua inglesa, considerando, principalmente, as dinâmicas em torno da internacionalização do ensino e da pesquisa; b) os expedientes tecnológicos utilizados para a promoção do letramento acadêmico em língua inglesa; c) as especificidades do processo de textualização em práticas de letramento acadêmico em inglês efetivadas em diferentes áreas do conhecimento e/ou contexto digital; d) as motivações do docente escritor, dentre as quais inclui o processo de globalização; e, f) as estratégias e os recursos linguístico-textuais e discursivos que podem revelar uma identidade acadêmico-profissional em língua inglesa. No que se refere à metodologia de coleta/geração dos dados, prevê-se o levantamento da produção acadêmico científica do corpo docente efetivo da UFOP (791 doutores). Buscar-se-á dados atualizados e específicos das publicações e sua classificação no critério nacional do Periódicos Qualis, enfatizando a língua inglesa como língua franca para a disseminação do saber científico. Para tal, propõe-se uma pesquisa documental na Plataforma Sucupira e em periódicos indexados na base de dados referencial Scorpus e Web of Science, buscando i) avaliar os periódicos classificados no Periódicos Qualis; ii) analisar o conteúdo movimentos retóricos presentes nos artigos; e, iii) relação com a quantidade de citações recebidas índice H. Trata-se, portanto, de pesquisa quanti-qulitativa que objetiva, a parti da análise da escrita dos artigos, contribuir também para a didática da escrita.

2024 – Atual

 

Promoção dos multiletramentos nas aulas de língua inglesa na escola pública de Mariana

Este projeto está vinculado a um projeto maior desenvolvido pela pesqquisadora no âmbito das atividades do projeto submetido ao Conselho de Ética da UFOP em 2022.Busca-se compreender as práticas pedagógicas que podem ser concebidas/desenvolvidas para a prommoção dos multiletramentos nas aulas de Língua Inglesa (LI), no contexto pós-pandêmico, em escolas de Educação Básica de Mariana - Minas Gerais. Propõe-se, forma geral, a ressignificação dessas práticas por meio de perspectivas teóricas advindas do Pós-método (KUMARAVADIVELU, 2001) consideradas como base de referência que também contemplam autores como autores como Rojo (2021, 2015), Monte Mór (1015) e Freire (1987, 1996), cujos pressupostos postulam a centralidade das multissemioses e o hibridismo cultural e composicional das práticas de linguagem na contemporaneidade, a visão das práticas linguísticas como práticas sociais, o desenvolvimento da autonomia de professores e a sistematização de intencionalidades pedagógicas para um exercício reflexivo acerca dos processos de ensino e de aprendizagem. O desenvolvimento dos trabalhos é dividido metodologicamente nas seguintes fases: pesquisa exploratória, explicativa,metodológica e aplicada, convergindo para o encontro entre Pesquisa, Extensão e Ensino.O público-alvo constitui-se de escolas públicas de três regiões de Minas Gerais, considerandose, para a seleção, as métricas das avaliações institucionais e as realidadesescolares. Esperase, de forma geral, com o trabalho desenvolvido, contribuir para a formação continuada dosprofessores de línguas envolvidos no projeto, com o desenvolvimento do desempenho dos alunos na apropriação dos (multi)letramentos, com a melhoria dos resultados por parte das escolas participantes nas avaliações de larga escala e com a sistematização de estratégias de aproximação universidade-escola de modo cada vez mais colaborativo.