2021 – Atual
Formação docente, letramentos e método: epistemes e práticas imbricadas
Por meio deste projeto, ora submetido ao Programa de Pós-Graduação em Letras da UFOP, busca-se o credenciamento desta pesquisadora à Linha 3, vinculada à Linguística Aplicada. A proposta é concebida como um guarda-chuva para pesquisas de fluxo continuado e está implicada com saberes construídos no âmbito das práxis e da epistemologia de três eixos principais - formação docente, letramentos e método -, que se constituem na interseção de múltiplos saberes e que se afastam do conhecimento disciplinarizado. São seis objetivos centrais que permeiam o trabalho a ser realizado ao longo dos quatro anos previstos: (i) explorar fundamentos teóricos e documentais que subsidiem a compreensão de problemáticas relativas ao ser, ao saber e ao fazer do professor de Língua Portuguesa; (ii) investigar quais e como os gêneros do discurso profissional permeiam e tornam concretas as atividades do professor nos vários campos e níveis de atuação; (iii) analisar os estudos dos multiletramentos vinculados, principalmente, aos letramentos docente e acadêmico; (iv) explorar modelos e práticas de didática da escrita centrados nos gêneros do discurso; (v) ampliar conhecimentos em torno de caminhos, instrumentos e possibilidades metodológicas de construção de saberes epistemologicamente aceitos; (vi) analisar práxis e metodologias de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa, especialmente, aquelas relativas à produção e recepção de textos orais, escritos e multimodais. Para tanto, conta-se por um lado com ações que já estão em construção tais como as atividades de pesquisa desenvolvidas no Laboratório de Linguagens: pesquisa e extensão em ensino e aprendizagem (LALIN), no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), no projeto A linguagem como instrumento de trabalho: as atividades do professor e os gêneros do métier docente, no Grupo de Estudos em Linguagem, Letramentos e Profissionalização do Professor (GELP), entre outros. E, por outro, com a construção de caminhos plurimetodológicos que, em coerência com a Linguística Aplicada, construam diálogo entre campos teóricos diferentes e entre sujeitos agentes das práticas sociais estudadas.