Projeto de Pesquisa Rita Lages

2021 – Atual

Língua Portuguesa, uma disciplina escolar: epistemologias curriculares e práticas de ensino

A PROPOSTA DA PESQUISA É IDENTIFICAR E ANALISAR A CONSTRUÇÃO DE DIFERENTES EPISTEMOLOGIAS CURRICULARES DA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA A PARTIR DOS DESDOBRAMENTOS DA LEI 5692/71 BEM COMO DOS DEMAIS DOCUMENTOS NORMATIVOS QUE LHE DERAM OS DEVIDOS REGULAMENTOS: O PARECER 853/71 E A RESOLUÇÃO N.8/71. TOMA-SE AQUI O ESTADO DE MINAS GERAIS COMO RECORTE GEOGRÁFICO E, EM UM PRIMEIRO PLANO, OS DOCUMENTOS CURRICULARES QUE FORAM PRODUZIDOS PELA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO 1 GRAU. E EM UM PLANO MAIS AMPLIADO DA PESQUISA, PRETENDE-SE IDENTIFICAR E PROBLEMATIZAR CONCEPÇÕES, TEORIAS, MÉTODOS, CONTEÚDOS E PRÁTICAS CONCERNENTES À ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA EM VARIADOS ÂMBITOS, QUAIS SEJAM: TEXTOS NORMATIVOS; CURRÍCULOS ELABORADOS PELOS SISTEMAS DE ENSINO; DOCUMENTOS ESCOLARES PRODUZIDOS POR PROFESSORES E ESPECIALISTAS DA EDUCAÇÃO; CURRÍCULOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOS PROFESSORES ETC. O ESTUDO É DE CARÁTER QUALITATIVO E INTERDISCIPLINAR, ESTABELECENDO DIÁLOGOS ENTRE OS CAMPOS E ÁREAS DE INVESTIGAÇÃO: LINGUÍSTICA E HISTÓRIA DAS IDEIAS LINGUÍSTICAS; HISTÓRIA DO CURRÍCULO E DAS DISCIPLINAS ESCOLARES; HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. A METODOLOGIA DE INVESTIGAÇÃO BASEIA-SE NA LEITURA E ANÁLISE DOCUMENTAL.