2018 – Atual
Identidades de professores de Língua Inflesa: (re)significando a formação inicial e continuada
O presente projeto visa investigar as identidades e representações de professores da rede pública de ensino de Ouro Preto e Mariana sobre o ensino e a aprendizagem de inglês em escolas públicas. No campo da Linguística Aplicada ao ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras faz-se relevante trazer à baila algumas considerações sobre a (des)construção das identidades, subjetividades e pontos de singularidade na formação de professores de língua inglesa (suas angústias, impasses, frustrações, (in)sucessos, emoções, motivação etc.) e os desdobramentos disso para os contextos de formação de professores, por exemplo, os cursos de Letras, projetos de extensão oferecidos nas universidades, e etc. É importante considerar o fato de que a (des)construção dessas identidades se dá no movimento de desestabilização e de desnaturalização do que está estabelecido sobre o ensino e a aprendizagem de inglês como Língua Estrangeira. Nessa perspectiva, o projeto em questão, pretende, também, subsidiar reflexões para o ensino e a aprendizagem de inglês, investindo na escuta aos professores em serviço.