Ações de internacionalização

AÇÕES DE INTERNACIONALIZAÇÃO DO POSLETRAS- UFOP

O Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos da Linguagem tem buscado construir a internacionalização em duas frentes de ação: i) desenvolvendo projetos de pesquisa em parceria com instituições estrangeiras; ii) promovendo divulgação científica, em conferências e palestras tanto de professores de instituições estrangeiras que vêm à UFOP quanto de pesquisadores da UFOP que divulgam suas pesquisas em instituições estrangeiras. Apresentamos algumas dessas ações abaixo.

1- Projetos de pesquisa em parceria com instituições estrangeiras

O professor Alexandre Agnolon participa do Projeto de Pesquisa “BioRom - Roma nosso lar: Tradição (auto)biográfica e consolidação da(s) identidade(s)”, coordenado pelo prof. José Luís Brandão (Univ. de Coimbra, Portugal)em conjunto com a Prof. Dr. Cláudia Amparo Afonso Teixeira (Univ. de Évora, Portugal), financiado pelo FCT-Portugal. O projeto visa uma análise da ideia de identidade(s) na herança cultural europeia, baseada em fontes (auto)biográficas, escritas no final da República e início do Império, que espelham valores de identidade e integração de culturas no mundo romano. Roma, pela aptência para a incorporação jurídica, cultural e religiosa (resultado de séculos de diplomacia), é foco privilegiado da análise, ponto de chegada e de partida, centro de fusão, consolidação e transmissão de culturas, arquétipo gerador de marcas basilares na essência do ser europeu. Pretende-se buscar nas fontes marcas de identidade e de alteridade na unidade designada genericamente (não exclusivamente) por greco-romana; examinar os processos de inclusão do Outro, com as metamorfoses operadas na (re)definição da(s) identidade(s); analisar reacções locais face ao paradigma universalizante. Assim, se fundamenta a índole integradora da Europa no pensamento sobre a génese de si própria, do seu espaço e da sua riqueza étnica e ética.

 

ii) O professor Giácomo Figueredo faz parte do projeto  SLAM – Systemic Language Modelling Network (Rede de Modelagem Sistêmica da Linguagem) – uma  Rede de Pesquisa Internacional que desenvolve projetos de pesquisa sobre a descrição de línguas – de forma individual ou contrastiva – concentrando-se tanto nos estratos linguísticos (gramática e semântica discursiva), quanto no contexto (registro e gênero). Igualmente, utiliza dessas descrições para o desenvolvimento de aplicações linguísticas em educação mono/bilíngue, análise do discurso,  processamento de linguagem natural, tipologia e tradução. Atualmente, a Rede desenvolve pesquisas nas línguas bahasa indonésio, chinês mandarin, coreano, espanhol, gaélico escocês, galês, gija, japonês, mongol khorchin, português brasileiro, sundanês e tagalo. 

A coordenação do projeto é distribuída em 04 continentes, conforme: 

América: Beatriz Quiroz e Margarita Vidal Lizama
Ásia: Pin Wang e Jing Hao Austrália: Yaegan Doran e Dongbing Zhang
Europa: Lise Fontaine

Todos os membros são professores doutores estabelecidos em diferentes universidades ao redor do mundo, são eles: 

Bartlett, Tom (University of Cardiff, Reino Unido); Crane, Anna (University of Sydney, Austrália); Doran, Yaegan (University of Sydney, Austrália); Figueredo, Giacomo (Universidade Federal de Ouro Preto); Fontaine, Lise (University of Cardiff, Reino Unido); Hao, Jing (Hong Kong Polytechnic University, Hong Kong); Kartika-Ningsih, Harni (Universitas Indonesia, Indonésia); Kim, Mira (University of New South Wales, Austrália); Li, Long (University of Sydney, Austrália); Martin, James (University of Sydney, Austrália); Moyano, Estela Inés (Universidad Nacional de General Sarmiento, Argentina); Ochi, Ayako (The National Institute for Japanese Language and Linguistics, Japão); Oteíza, Teresa (Universidad Católica, Chile); Quiroz, Beatriz (Universidad Católica, Chile); Ramirez, Andrés (Florida Atlantic University, EUA); Rose, David (University of Sydney, Austrália); Shin, Gi-Hyun (University of New South Wales, Austrália); Vidal Lizama, Margarita (Universidad Católica, Chile); Wang, Pin (Shanghai Jiao Tong University, China); Zhang, Dongbing (University of Sydney, Austrália)

 

iii) A professora Leandra Batista Antunes participa do projeto de pesquisa AMPER, cuja coordenação está sediada em Grenoble, França, na Université Stendhal. Esse projeto visa construir um Atlas Multimídia da Prosódia das Línguas Românicas. Dentre desse projeto, encontra-se o projeto AMPER-Por, coordenado pela profa. Lurdes Moutinho, da Universidade de Aveiro (Portugal). A profa. Leandra integra a equipe do projeto AMPER-Por, como responsável da equipe de coleta e análise de dados dos falares de Minas Gerais. O AMPER-Por visa investigar a entonação de base do português europeu (continental e insular) e do português brasileiro. 

 

2 - Divulgação científica por meio de conferências 

i) Professores de instituições estrangeiras que fizeram conferências para docentes e discentes do PosLetras

A Profa. Connie Bloomfield (King’sCollege, Londres), no dia 18.03.2019, fez uma conferência intitulada “O greco-romano como uma arena de conflito: recepção clássica, poesia popular e poder no Nordeste do Brasil”. A conferencista apresentou em linhas gerais sua pesquisa concernentes à recepção de temáticas da cultura clássica greco-romana no cordel nordestino 

O Prof. Myrto Aloumpi (Univ. de Oxford & Univ. de Liverpool, Inglaterra), no dia 16.09.2019, proferiu conferência intitulada “Differencies of etiquette between the courtroom and the assembly in democratic Athens: the case of the Rhetoric of charis”. Nessa conferência o professor discutiu a importância da retórica do serviço público, da charis (gratidão) e da reciprocidade na sala de audiências ateniense. 

O Prof. Arnaldo Saraiva (Universidade do Porto, Portugal), no dia 28.03.2019, fez a conferência intitulada “Encontros e desencontros dos modernismos português e brasileiro”. Nessa conferência, o professor abordou as relações entre escritores modernistas das duas nacionalidades e as mútuas contribuições para os respectivos movimentos e projetos bem como para uma espécie de vida literária em comum, estabelecida nos trânsitos reais e simbólicos entre os dois lados do Atlântico. 

O Prof. Roger Chartier (École de Hautes Études em Sciences Sociales, Paris, França), no dia 06.09.2019, proferiu a conferência intitulada “O destino de uma obra: O oráculo de bolso e a Arte da Prudência entre Gracián, Amelot e Elias”. Nessa ocasião, o professor Chartier discorreu sobre o processo de composição, edição e circulação da obra seiscentista O Oráculo de Bolso e A Arte da Prudência, de Gracián, mostrando como foi ocorrendo uma mudança de sentido do texto pela tradução L’homme de cour por seu tradutor francês, mesmo que a palavra “corte” nunca tenha aparecido no livro original. 

O prof. José Luís Pires Laranjeira (Universidade de Coimbra, Portugal), no dia 27.08.2019 proferiu conferência intitulada “As literaturas africanas de língua portuguesa: das construções aos sistemas”. O professor Laranjeira apresentou um panorama das literaturas africanas de língua portuguesa, com destaque para as literaturas angolana, moçambicana e cabo-verdiana. Em sua exposição, o professor demonstrou como se deu o percurso histórico de tais literaturas, desde as décadas de 1930 e 1940.

 

ii) Conferências de professores credenciados ao PosLetras realizadas em universidades estrangeiras

 

O Prof. Alexandre Agnolon (Univ. Fed. de Ouro Preto, NEL-UFOP, POSLETRAS-UFOP), no dia 14.02.2019, proferiu conferência intitulada “Mitos romanos pré-fundacionais: o caso de Saturno”, no curso Cultura Romana da graduação em Estudos Clássicos do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos (CECH) da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Portugal). Nessa ocasião, o professor propôs-se a discutir o uso de mitos da cultura romana anteriores à fundação da Urbs em diversas fontes antigas (historiografia, poesia, epigrafia, numismática, etc.), particularmente o mito de Saturno, divindade agrária associada ao mito da Idade de Ouro e a constituição da civilização romana. 

 

O Prof. Bernardo Nascimento de Amorim (Univ. Fed. de Ouro Preto, NEL-UFOP, POSLETRAS-UFOP), no dia 15.05.2019, fez a conferência intitulada “A véspera da casa: a poética de Conceição Lima e as pessoas de bem”, organizada pelo Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra (Portugal), e proferida na Faculdade de Letras desta universidade. O professor discorreu, nessa conferência, sobre algumas das ligações entre a poesia de Conceição Lima e São Tomé e Príncipe, país natal da autora, com cuja história e com cujo futuro a poética em questão se apresentaria compromissada. 

 

O Prof. Clézio Roberto Gonçalves (Univ. Fed. de Ouro Preto, GPDS-UFOP, POSLETRAS-UFOP), no dia 12.1.2019, proferiu conferência intitulada “Sociolinguística Educacional: a interface entre teorias e práticas”, para a comunidade acadêmica do curso de Letras da Universidade do Minho, em Braga, Portugal. Nessa ocasião, o professor fez uma explanação exaustiva sobre as noções teóricas que pairam sobre os temas abordados da Sociolinguística Educacional, crenças linguísticas, atitudes linguísticas e ensino de língua materna.

 

3- Conferências internacionais já confirmadas para o PosLetras, em 2020

a)   Literature at Charlemagne’s court – Prof. Dr. Mary Garrison (University of York- UK);

b)   Letter Collection and the 12th Century Renaissance – Prof. Dr. Julian Haseldine (University of Hull – UK);

c)   A produção letrada sob o principado de Augusto – Prof. Dr. José Luis Brandão (Universidade de Coimbra – Portugal);

d)   The endurance of Alexander the Great: myth and history – Prof. Dr. Michele Campopiano (University of York- UK);

e)    Musa pedestris: the tenuis auena in the Vergil’s bucolic poetry – Prof. Dr. Llewlin Morgan (University of Oxford – UK);

f)     Noções de Identidade nas Histórias de Heródoto – Profa. Dra. Carmen Soares (Universidade de Coimbra);

g)   A primeira gramática portuguesa para o ensino feminino em Portugal (Lisboa, 1786) – Prof. Dr. Gonçalo Fernandes (Universidade Trás-os-Montes  e Alto Douro – UTAD);

h)    Ethnography, discourse and education  - Profa. Dra. Judith L. Green (University of California Santa Barbara.