2019 – Atual
Ensino de língua com base no trabalho com gêneros textuais: práticas correntes e expectativas
Desde 1998, com a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Língua Portuguesa (BRASIL, 1998), vem sendo proposto que o enfoque do ensino de língua seja feito por meio dos gêneros textuais. Em documentos posteriores, o ensino via gêneros textuais vem sendo confirmado e deveria estar se consolidando (BRASIL, 2002; BRASIL, 2014). A realidade escolar, no entanto, seja em sua prática cotidiana, seja nos materiais didáticos utilizados, ainda não faz uso sistemático dessa metodologia para ensinar a Língua Portuguesa (ANTUNES, 2007; 2014; DIONÍSIO; BEZERRA, 2005). Com isso, o ensino fica, muitas vezes, restrito à nomenclatura gramatical tradicional, assim como à classificação proposta por ela de unidades fonológicas, morfológicas e sintáticas, e em exercícios que se concentram na palavra e na frase isolada, sem contexto, sem utilidade. Esse projeto se propõe a investigar práticas de ensino de língua portuguesa que tenham por base os gêneros textuais, como preconizado nos documentos oficiais, utilizadas nas cidades de Mariana e/ou na região dos Inconfidentes, e também pretende propor novas práticas que tenham essa orientação como direcionamento real para sua realização.