O Posletras vem fazendo sua autoavaliação desde o quadriênio de 2017-2020. O princípio que rege a autoavaliação é o de produzir uma sistematização que sustente a tomada de decisão a partir do objetivo central de formação e aprendizagem por meio do próprio processo (pois é gerida pelos atores envolvidos, possibilitando a reflexão sobre contexto e políticas a serem adotadas). A partir de uma etapa de sensibilização dos atores envolvidos (alunos, docentes, técnicos, egressos), esse processo avaliativo autogerido permite a produção de conhecimento sobre a realidade do programa que implicará em planejamento e tomadas de decisão para a sua melhoria.

Evento de autoavaliação 2025 - 20 de outubro de 2025
Autoavaliação Institucional / Ufop - Novembro 2025 Discentes; Docentes; Técnicos; Comunidade externa
| Ficha de Avaliação Quadriênio 2021-2024 | Link |
| Ficha de Avaliação do Posletras 2017-2024 | Link |
|
Relatório de Grupo de Trabalho da Capes sobre autoavaliação |
Link |
| Anexo da Ficha de Avaliação da área de Linguística e Literatura com orientações para o registro de resultados e produções intelectuais | Link |
| Documento Orientador de APCN | Link |
| Relatório de Autovaliação 2021-2024 | Link |
