2021 – Atual
Letramento e etnografia da linguagem: teorias, práticas e ensino de escrita
A centralidade do projeto é a pesquisa, na educação básica e superior, sobre letramentos, ensino de escrita e etnografia, a partir de concepções sobre o estudo da linguagem e do discurso que estão na interseção entre a antropologia e a educação8. Pretendo expandir a pesquisa, a partir de alguns eixos e conceitos orientadores: linguagem como ação, interação e ideologia; relações de poder envolvidas e mediadas pela linguagem; práticas e eventos de letramento; escrita como trabalho; constituição identitária através da escrita e reescrita; processos de produção textual (FIAD; MAYRINKSABINSON, 1991; MENEGASSI, 2016; SANTOS, 2018). Os letramentos, a etnografia e o ensino de escrita na formação de identidades acadêmicas e/ou profissionais dão corpo ao trabalho, mas, paralelamente, devido à inter/transdisciplinaridade do campo, prevê-se que essa pesquisa impulsione estudos que enfoquem oralidade e leitura em contextos escolares da educação básica ou não escolares. Objetivos gerais: 1. Investigar práticas de letramentos em contextos múltiplos, na região dos Inconfidentes; 2. Propor abordagens de ensino de escrita, alternativas aos modelos predominantes, e embasadas nos estudos socioculturais de letramentos; 3. Explorar relações entre etnografia da linguagem, escrita e identidades na formação de professores.