CPLMT e GEDEM

LABORATÓRIO DO CPLMT - CENTRO DE PESQUISA EM LINGUAGEM, MEMÓRIA E TRADUÇÃO E  (GEDEM) - GRUPO DE ESTUDOS SOBRE DISCURSO E MEMÓRIA

Criado em 2010, o Centro de Pesquisa em Linguagem, Memória e Tradução (CPLMT) constitui-se como ambiente acadêmico que visa abrigar núcleos e grupos de pesquisas do ICHS, sobretudo nas áreas dos Estudos da Linguagem. No mesmo ano de criação do Centro, o POSLETRAS foi contemplado com fomento pela FINEP – CT INFRA, destinado à constituição de Laboratórios Multiusuários – o que possibilitou, juntamente com outros recursos, a montagem, nos anos seguintes, de uma infraestrutura relevante para as suas atividades, e em sintonia com as linhas de pesquisa: Linguagem e Memória Cultural, e Tradução e Práticas Discursivas. Com isso, o CPLMT encontra-se instalado, desde 2013, em espaço físico de 50m2 e conta com equipamentos essenciais para o trabalho com a linguagem (computadores, scanners, mesa higienizadora, equipamentos para o registro de imagens e som etc.). A sua iniciativa abrange, portanto, estruturas de pesquisa instaladas no seu espaço físico, como o Grupo de Estudos sobre Discurso e Memória – GEDEM – ou em outros espaços, como o Laboratório Experimental de Estudos da Linguagem – LEXEL. Em ambas as possibilidades, o Centro visa contribuir para a articulação entre conhecimentos da tradição linguística e literária, e contribuições de outras áreas e campos disciplinares das Ciências Humanas e Sociais.

Dentre as metas do CPLMT encontra-se também a de constituir-se como Centro de Referência no trabalho de pesquisa com acervos e arquivos. Para isso, têm sido fundamentais as atividades desenvolvidas através de pesquisadores do GEDEM, em torno das estratégias discursivas e representações da memória. O Grupo de Estudos sobre Discurso e Memória foi criado por iniciativa de professores e estudantes do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da UFOP. Vinculado ao Departamento de Letras, o Grupo congrega pesquisadores interessados em temáticas relacionadas aos estudos do discurso (Análise do Discurso, Pragmática, Conversação, Análise da Narrativa etc.) em suas interfaces com questões relacionadas aos conceitos de identidade, empoderamento e memória. Dessa maneira, as áreas de atenção do grupo articulam a busca de conhecimentos nos diversos níveis da discursividade, na compreensão do movimento de mecanismos da língua para o discurso, seja em materialidades marcadas pela organização narrativa, seja na compreensão de artimanhas da argumentação nos diversos campos e domínios de atividade, como o político, o midiático e o científico. A orientação para recortes sociodiscursivos de análise é bastante ampla, com vistas a perceber as fortes fraturas sociodiscursivas presentes em nossa sociedade: discursos que provocam e aprofundam a intolerância, que reforçam e buscam perpetuar a exclusão, bem como a emergência de ferramentas de contradiscurso, de denúncia e formulação de políticas públicas, de novas formas de participação e de empoderamento, sobretudo nas mídias digitais e nas redes sociais. Não obstante, uma atenção especial é dada para o exame de discursividades que, de alguma maneira, possibilitam-nos melhor refletir sobre acontecimentos e especificidades discursivas identificadas com a região dos inconfidentes.

Nesse sentido, como fruto dessa atuação conjunta do GEDEM, o CPLMT possui a guarda, atualmente, dos seguintes acervos:

• Acervo de Narrativas orais, constituído a partir de entrevistas narrativas com os Guardiães da Memória Regional. Esse acervo contém Entrevistas Narrativas realizadas com habitantes da Cidade de Mariana e do Município de Passagem – material já transcrito e disponível para a pesquisa (cf. gedem.ufop.br; cepelim.ufop.br)
  • Acervo de Jornais Marianenses: Acervo Particular Rafael Arcanjo dos Santos, com aproximadamente 3 mil edições de periódicos que circularam na cidade de Mariana a partir de 1900 (Cf. Catálogo de Jornais Marianenses, em gedem.ufop.br; cepelim.ufop.br);
  • Acervo Jornalista Dídimo de Paiva: doação efetivada em 2016, em processo de tratamento, com mais de 4 mil peças (jornais, revistas, cartas e boletins) que circularam no Brasil e no exterior, entre 1950 e 1995.

Mais recentemente, o CPLMT e o GEDEM foram importantes para a celebração de Acordo de Cooperação Mútua entre o Instituto Fernando Morais: Casa de Mariana e a UFOP. Com isso, apresenta-se a possibilidade de constituição de outros diversos acervos, em torno da imensa produção desse renomado jornalista e escritor.