LabLin

LabLin - LABORATÓRIO DE IDIOMAS MULTIUSUÁRIOS 

Tendo iniciado suas atividades no ano de 2003, o Laboratório de Idiomas (à época de sua criação Laboratório de Línguas) tinha por objetivo complementar atividades de ensino relativas às disciplinas que trabalhavam com o componente sonoro da língua materna ou das línguas estrangeiras modernas constantes no Currículo da Graduação em Letras.

Desde 2010, com a criação do Curso de Pós-Graduação em Letras: Estudos Linguísticos, e com a complementação dos equipamentos até então alocados nesse laboratório com laptops com acesso à internet e softwares livres de edição e análise de sons, o LABLIN passou a ter como objetivo principal oferecer a professores e a alunos do Curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos da Linguagem um ambiente de trabalho que venha a complementar as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas no ICHS, seja por meio de agendamento para coleta de dados para pesquisa, seja para aulas por parte de  professores, seja como ambiente de auto-aprendizagem para os alunos.

No que se refere aos equipamentos, o LabLIN possui, desde sua criação em 2003,  2 Lab100da SANAKO¹ Tandenberg Educational, Inc. São laboratórios de idiomas que funcionam sem computadores e sem acesso à rede, mas com a coordenação central de um professor que comanda as atividades a partir de um sistema de gerenciamento de um software. Apresentam gravação e interação entre os usuários de grande qualidade e permitem gravação de audio simultânea de até 20 pessoas ao mesmo tempo em cada um dos laboratórios. Também é possível que 20 pessoas simultaneamente ouçam áudios executados pelo condutor de uma atividade e/ou que vejam vídeos. Esse equipamento permite ouvir, gravar, comparar sons não somente para uso em aulas de línguas estrangeiras ou de língua materna, mas também pode ser usado como locus para aquisição de dados de pesquisa que se relacionam ao componente sonoro da linguagem.

O laboratório está equipado ainda com 22 notebooks conectados à rede que permitem uma série de atividades de pesquisa e de ensino. Um exemplo é a disponibilização do Programa PRAAT no notebook, um software de uso livre e que tem por objetivo fazer a análise acústica da fala. Também há um hometheater e um datashow, que podem ser usados em aulas ou em atividades de pesquisa e extensão.

Podem utilizar o LabLin os docentes do DELET (credenciados ou não ao Programa de Pós-Graduação em Letras); alunos devidamente matriculados no Curso de Letras ou que possuam algum vínculo formal junto ao DELET ou POSLETRAS (cursos extensão ou orientandos de professores vinculados ao DELET ou aoPOSLETRAS).

A coordenação do laboratório é sempre assumida por dois professores que atuem na graduação em Letras, sendo pelo menos um deles obrigatoriamente credenciado ao Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Linguísticos.

 

¹ Um dos equipamentos encontra-se estragado e outro parcialmente em funcionamento, em virtude da falta de verbas para sua manutenção.