01)

A Revista Crioula, publicação eletrônica dos alunos do Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo aceita, para o seu número 23, colaborações de alunos matriculados nos Programas de Pós-Graduação stricto sensu, do Brasil e do exterior, com textos inéditos em meio eletrônico até 31 de março de 2019.

O tema do dossiê será "A experiência étnico-racial nas literaturas de língua portuguesa".http://www.revistas.usp.br/crioula/

02)

O volume 28, n. 2 da revista O Eixo e a Roda, publicará artigos que abordam possíveis diálogos críticos e literários da literatura brasileira com críticos, autores, obras e “personagens” da literatura italiana. Literatura cuja presença é hoje discreta, talvez mínima, mas que historicamente pode ser vista como um caso interessante entre as várias projeções das culturas literárias estrangeiras nas produções artísticas brasileiras, expressa pelas (re)leituras intertextuais explícitas e implícitas nelas presentes e, portanto, pelo viés da reapropriação realizada no polissistema literário brasileiro.

Data limite para submissão dos artigos: 01 de março de 2019.

Organizadores:

Anna Palma (UFMG)
Silvia la Regina (UFSB)
Vincenzo Russo (Università degli Studi di Milano - UniMI)

Mais informações no site da revista O Eixo e a Roda.

03)
O volume 28, nº 4 de O Eixo e a Roda: Revista de Literatura Brasileira (ISSN 2358-9787), a ser publicado no segundo semestre de 2019, propõe as mais diferentes reflexões em torno dos arquivos pessoais de escritores, artistas e intelectuais em geral. Nossa grande motivação é o aniversário de 30 anos do Acervo dos Escritores Mineiros (AEM) da UFMG, já configurado como uma das principais instituições de pesquisa arquivística do Brasil. Sabemos que os arquivos pessoais de escritores constituem importante material para o conhecimento não apenas da biografia do titular mas, principalmente, como um espaço privilegiado para pensarmos o complexo processo de criação da obra literária. Fala-se do arquivamento de si e dos outros, dos mais diferentes pactos de segredo e amizade, às vezes até inimizade, num prodigioso movimento que, nos dias de hoje, ajudam a dinamizar os estudos literários nas mais diferentes perspectivas. Assim, esta chamada temática recebe trabalhos que problematizem, de forma interdisciplinar, as mais diferentes possibilidades semânticas e epistemológicas em torno da pesquisa arquivística no âmbito da literatura brasileira: epistolografia, (auto)biografismo, crítica genética, arquivos literários, arquivologia, museologia, crítica textual e outras possíveis aproximações.

Data limite para submissão dos artigos: 1 de maio de 2019.

Organizadores:

Leandro Garcia Rodrigues (UFMG)
Elen de Medeiros (UFMG)
Moema Rodrigues Brandão Mendes (CES-JF)
Valéria Tocco (Univ. de Pisa – Itália)

Mais informações no site da revista O Eixo e a Roda.

04)

CHAMADA DE TRABALHOS PARA A REVISTA LÍNGUAS&LETRAS -  Vol. 20, nº 46, 47 e 48 (2019)

1º QUADRIMESTRE, V. 20, N. 46 (MAIO DE 2019) - CHAMADA PARA SUBMISSÕES: ATÉ 31/03/2019

DOSSIÊ: ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NO CONTEXTO ATUAL: REFLEXÃO E RESISTÊNCIA

Organização do dossiê: Profa.  Dra. Maricélia Nunes dos Santos (UNIOESTE); Profa. Dra. Andreia dos Santos Menezes (UNIFESP).

3º quadrimestre, v. 20, n. 48 (Novembro de 2019) Chamada para submissões: até 30/11/2019

Dossiê: LÍNGUAS DE SINAIS – CONQUISTAS E DESAFIOS

Organização do dossiê: Prof. Dr. Jorge Bidarra (UNIOESTE); Profa. Dra. María Del Carmen Cabeza Pereiro (UVIGO/Espanha)

05)