Revista Brasileira de Educação e Linguagem

Chamadas para publicação na Revista Brasileira de Educação e Linguagem para o ano de 2019

Caros/as Pesquisadores/as divulgamos as chamadas para publicação da
Revista Brasileira de Educação e Linguagem para o ano de 2019:

Formação Docente, Ensino e Linguagens: Perspectivas Dialógicas e
Histórico-Culturais

O objetivo do volume é discutir as práticas de formação de professores e ensino das diversidades de linguagens na Educação Básica, Técnica e Superior com base nas teorias dialógica do discurso e/ ou histórico-cultural fundamentadas por estudiosos como M. M. Bakhtin, L. S. Vigotski, A. R. Luria, A. N. Leontiev, dentre outros que socializam ou tomam os autores referendados como suas fontes teóricas.

Data limite para submissão: 25/08/2019.

Organizadores:
Professora Doutora Maria Leda Pinto – Universidade Estadual de Mato Grosso
do Sul, Brasil
Professor Mestre Alan Silus – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul,

História das instituições escolares

Nesses quase vinte anos decorridos do século XXI, o campo da historiografia da educação brasileira tem sido preenchido por uma vasta produção a respeito das instituições escolares, em especial, instituições situadas nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste. Pensando nessas contribuições, a Revista Brasileira de Educação, Cultura e Linguagem/UEMS, uma IES situada no Mato Grosso do Sul, propõe o dossiê sobre a História das Instituições Escolares com textos resultantes de pesquisas sobre instituições das regiões Norte e Centro-Oeste, tanto de capitais e cidades proeminentes, quanto de cidades interioranas. Os artigos podem centrar-se em instituições públicas, privadas, leigas, confessionais, do terceiro setor; de educação feminina, masculina ou mistas; de qualquer etapa da educação brasileira – primária, média: secundária, técnica e normal; escolas reunidas, escolas modelos, grupos escolares, escolas experimentais, escolas rurais. Os trabalhos podem estar centrados na forma escolar e formações sociais; arquitetura, prédio escolar e urbanização; tempos e espaços escolares; práticas pedagógicas; currículo e culturas escolares; sujeitos: professores, alunos e diretores; fontes, acervos e arquivos públicos ou privados sobre/das instituições; sociabilidades e circulação de ideias de educadores das instituições. Os estudos podem ainda realizar comparação entre instituições brasileiras das regiões Norte ou Centro-Oeste e de outro país.

Data limite para submissão: 20/09/2019.

Organizadoras:
Professora Doutora Katia Cristina Nascimento Figueira – Universidade
Estadual de Mato Grosso do Sul – Brasil
Professora Doutora Stella Sanches de Oliveira Silva – Universidade Federal
de Mato Grosso do Sul – Brasil

Lembramos que todos os artigos deverão ser submetidos no Portal da Revista conforme as normas disponíveis em:

Acessem os volumes anteriores do periódico conheçam e divulguem os artigos.