Projeto Sapere Aude - podcast de divulgação científica sobre Antiguidade Clássica

Sapere Aude - expressão de Horácio (Ep. 1. 2. 40), poeta romano do século I a.C. que viveu na época do imperador Augusto. 

Lembram-se de Horácio? É o poeta do carpe diem... O verso inteiro de Horácio é: Dimidium facti qui coepit habet: sapere aude, em tradução livre significa: "aquele que começa tem metade do feito alcançado: ousa saber!". Desde os antigos, portanto, o dito horaciano ecoa como um convite à vontade e ao desejo de conhecer. A expressão, posteriormente, passou a confundir-se com o próprio saber científico e com a curiosidade que nos move a todos, tanto o é que Immanuel Kant a empregou como espécie de lema do Iluminismo. Por isso tudo é que a expressão do poeta dá o nome a nosso Programa.

O "Programa Sapere Aude", embora não almeje a mesma ambição do filósofo prussiano, busca atingir o maior número possível de pessoas fora da Academia que navegam no oceano cibernético da Internet. Com a abordagem de temas relativos à Antiguidade Clássica de um modo geral, como literatura, cultura, história, arqueologia, etc., nosso podcast tem o objetivo de jogar luzes sobre o passado clássico, tornando o mundo greco-romano, que está sempre à volta de todos nós através das múltiplas reapropriações que dele se fazem ainda, um universo a ser interpretado criticamente e com mais profundidade analítica, sendo também um espaço de fomento e de divulgação das pesquisas desenvolvidas pela área de Estudos Clássicos da UFOP.

O "Sapere Aude" é uma iniciativa extensionista do Núcleo de Estudos Literários da UFOP e conta com o apoio do POSLETRAS-UFOP, do LEIR - Laboratório de Estudos sobre o Império Romano -, do PPGHIS-UFOP e da Rádio Plural, do Laboratório de Jornalismo do ICSA (Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas). O programa é quinzenal e possui canais no Youtube e no Spotify. O Sapere Aude é apresentado pela aluna de graduação Gabriela Moura, pelos professores Alexandre Agnolon e Artur Costrino, e seus respectivos orientandos de mestrado, ambos do Setor de Literatura e Estudos Clássicos do Departamento de Letras, e conta periodicamente com a participação de pesquisadores e especialistas dos Estudos Clássicos de diversas Universidades brasileiras a incentivar, pois, as relações de pesquisa interinstitucionais em favor do incremento de ações com vistas à divulgação científica àqueles que não pertencem a essa comunidade.

 

Imagens  do estúdio

                                  

Prof. Artur Costrino - Posletras                           Prof. Alexandre Agnolon - Posletras

Prof. Fábio Faversani (LEIR-PPGHIS) e a graduanda Gabriela Moura

Da direita para esquerda: Gabriela Moura, Prof. Alexandre Agnolon, Prof. Alexandre  Hasegawa, da USP, e Prof. Artur. O Professor Hasegawa participou do programa sobre Virgílio

 

Programas do Sapere Aude   

Episódio

Link Youtube

Link Spotify

Domus

youtube logo

spotify

Pólis

youtube logo

spotify

Escravidão

youtube logo

spotify

Homero

youtube logo

spotify

Ovídio

youtube logo

spotify

Universidade

youtube logo

spotify

Biblioteca de Alexandria

youtube logo

spotify

Virgílio

youtube logo

spotify

Estudos Clássicos

youtube logo

spotify

A história do livro

youtube logo

spotify

Augusto

youtube logo

spotify

Persas

https://www.youtube.com/watch?v=S3JzGKlnACY&t=7s

spotify

Marcial

youtube logo

spotify