Sapere Aude - expressão de Horácio (Ep. 1. 2. 40), poeta romano do século I a.C. que viveu na época do imperador Augusto.
Lembram-se de Horácio? É o poeta do carpe diem... O verso inteiro de Horácio é: Dimidium facti qui coepit habet: sapere aude, em tradução livre significa: "aquele que começa tem metade do feito alcançado: ousa saber!". Desde os antigos, portanto, o dito horaciano ecoa como um convite à vontade e ao desejo de conhecer. A expressão, posteriormente, passou a confundir-se com o próprio saber científico e com a curiosidade que nos move a todos, tanto o é que Immanuel Kant a empregou como espécie de lema do Iluminismo. Por isso tudo é que a expressão do poeta dá o nome a nosso Programa.
O "Programa Sapere Aude", embora não almeje a mesma ambição do filósofo prussiano, busca atingir o maior número possível de pessoas fora da Academia que navegam no oceano cibernético da Internet. Com a abordagem de temas relativos à Antiguidade Clássica de um modo geral, como literatura, cultura, história, arqueologia, etc., nosso podcast tem o objetivo de jogar luzes sobre o passado clássico, tornando o mundo greco-romano, que está sempre à volta de todos nós através das múltiplas reapropriações que dele se fazem ainda, um universo a ser interpretado criticamente e com mais profundidade analítica, sendo também um espaço de fomento e de divulgação das pesquisas desenvolvidas pela área de Estudos Clássicos da UFOP.
O "Sapere Aude" é uma iniciativa extensionista do Núcleo de Estudos Literários da UFOP e conta com o apoio do POSLETRAS-UFOP, do LEIR - Laboratório de Estudos sobre o Império Romano -, do PPGHIS-UFOP e da Rádio Plural, do Laboratório de Jornalismo do ICSA (Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas). O programa é quinzenal e possui canais no Youtube e no Spotify. O Sapere Aude é apresentado pela aluna de graduação Gabriela Moura, pelos professores Alexandre Agnolon e Artur Costrino, e seus respectivos orientandos de mestrado, ambos do Setor de Literatura e Estudos Clássicos do Departamento de Letras, e conta periodicamente com a participação de pesquisadores e especialistas dos Estudos Clássicos de diversas Universidades brasileiras a incentivar, pois, as relações de pesquisa interinstitucionais em favor do incremento de ações com vistas à divulgação científica àqueles que não pertencem a essa comunidade.
Imagens do estúdio
Prof. Artur Costrino - Posletras Prof. Alexandre Agnolon - Posletras
Prof. Fábio Faversani (LEIR-PPGHIS) e a graduanda Gabriela Moura
Da direita para esquerda: Gabriela Moura, Prof. Alexandre Agnolon, Prof. Alexandre Hasegawa, da USP, e Prof. Artur. O Professor Hasegawa participou do programa sobre Virgílio
Programas do Sapere Aude