O Processo seletivo do Posletras ocorre anualmente e o edital para seleção é publicado no mês de agosto. As inscrições podem ser feitas presencialmente ou via sedex (veja aqui o edital).
Etapas do processo seletivo:
Realização de prova instrumental de língua estrangeira (opções: Inglês, Espanhol ou Francês)
Realização de prova específica da linha de pesquisa de interesse do candidato
Análise de pré-projeto
Realização de entrevista
A Prova Instrumental de Língua Estrangeira Moderna será apenas eliminatória. As outras etapas (prova específica, pré-projeto de pesquisa e entrevista) serão eliminatórias e classificatórias. Em cada uma dessas três etapas, a nota mínima para aprovação será 7 (sete) pontos em uma avaliação de 10 (dez) pontos, já na etapa referente à prova instrumental de língua estrangeira, para ser considerado/a aprovado/a, o/a candidato/a deverá alcançar 70% de respostas corretas. Ainda sobre a prova instrumental, há possibilidade de o Candidato pedir dispensa dessa etapa, para tanto é encessário apresentar um dos seguintes documentos (cópia autenticada)
a) Diploma de Licenciatura Plena em Língua Estrangeira Moderna (Licenciatura em Língua Espanhola, Licenciatura em Língua Francesa e/ou Licenciatura em Língua Inglesa)
b) Diploma de Español como Lengua Extranjera (DELE, nível mínimo B1),
3) Certificado de Español Lengua y Uso (CELU - nível intermediário ou equivalente),
4) Test of English as a Foreign Language (TOEFL, nível mínimo B1),
5) Diploma de Estudos de Língua Francesa (DELF, nível mínimo B1),
6) Diploma Aprofundado de Língua Francesa (DALF)
7) Declaração de aprovação de Exame de Proficiência emitido por Instituição de Ensino Superior com fins de Pós-graduação
Todos os pedidos são avaliados pela banca responsável pela prova instrumental de língua estrangeira.
Quanto às vagas, sobre o número total disponibilizado pelo Programa, são direcionados os seguintes percentuais para reserva de vagas:
-10% para negros (pretos e pardos) e indígenas
- 10% para pessoas com deficiência
Informações adicionais: