2020 – Atual
A edição de Manuscritos de Minas Colônia e a elaboração de um álbum de Paleografia
A presente proposta de pesquisa pretende editar pelo menos 100 documentos manuscritos do século XVIII e que estão sob a guarda e tutela do Escritório Técnico do IPHAN, em Mariana (MG), Casa Setecentista. O acervo desse arquivo, que possui mais de 50 mil documentos, é composto por diferentes tipos de documentos: inventários, testamentos, cartas de sesmaria, processos-crime, processos de execução, notificações e justificações, pertencentes aos séculos XVIII e XIX, mas para esta pesquisa nos interessam apenas os testemunhos setecentistas. A segunda parte de nosso projeto de pesquisa é, a partir da edição desses documentos, elaborar um álbum de paleografia. Mas por que elaborar um álbum de paleografia? Porque ainda não existe, na literatura específica, uma obra que se dedique a especificar as características da escrita setecentistas. O que temos são livros que apresentam documentos do período colonial brasileiros já editados, mas que não se dedicam, tal como o faz um álbum de paleografia, a apresentar as características da escrita humanista desse período, além de apresentar um maior número possível de imagens dos grafemas, a fim de colaborar com o pesquisador que tem como fonte de pesquisa esse tipo de corpus, ou seja, documentos manuscritos. Acrescente-se a isso, a contribuição que esse tipo de publicação pode oferecer para os estudos diacrônicos. Isso porque, por meio de testemunhos que deixam entrever o uso da língua portuguesa numa época pretérita, é possível conhecer o passado da língua portuguesa feita pelos nossos antepassados. Ou como postula Bynon (1977), investigar e descrever como as mudanças linguísticas ocorrem e/ou como o sistema linguístico preserva uma estrutura. Nas diferentes pesquisas que realizamos, através de projetos de pesquisa, discutimos mudanças e preservação de estruturas na língua portuguesa que são recuperadas/analisadas por meio da edição de textos manuscritos.
2021 – Atual
Esboço de Vocabulário de Receitas Culinárias Seculares de Minas Gerais: as quitandas
A presente proposta dá continuidade à pesquisa realizada no pós-doutoramento da proponente, realizado no último ano na UNESP/Câmpus de Araquarara, cujo projeto intitula-se Entre cadernos, prosa e fogão a lenha: Vocabulário de receitas mineiras seculares e finalizou em agosto/2022. Na ocasião foi elaborado o Esboço de Vocabulário, porque ainda está incompleto, constituído pelas unidades léxicas que se referiam a Prato (salgado mesa / doce sobremesa); já as receitas relativas às Quitandas ficaram por ser analisadas para finalização do referido Vocabulário. A subunidade prato salgado/mesa possui 61 unidades léxicas, e a subunidade prato-doce/sobremesa, 295, totalizando 356 lexias. Já a subunidade Quitanda possui um total de 990 lexias. O Vocabulário, então, será constituído por 1.346 unidades léxicas especializadas. O produto final desta pesquisa, que é a elaboração do Esboço de Vocabulário, será anexado ao atual Esboço das receitas de pratos doces e salgados para, no ano de 2023, ser publicado o Vocabulário de Receitas culinárias seculares de Minas Gerais.
2023 – Atual
DEDPLH – Digitalização e edição de documentos para pesquisa em Linguística Histórica
Este projeto de pesquisa pretende localizar, digitalizar e editar manuscritos setecentistas e/ou oitocentistas, seguindo critérios filológicos de transcrição. Isso porque, quando manuscritos se destinam a estudos de caráter linguístico filológico, é necessário um refinado tratamento de certos aspectos desses textos que, para estudos de outra natureza, poderiam estar em segundo plano. Somente uma transcrição extremamente fidedigna e cuidadosa pode deixar transparente todos os traços linguísticos possíveis de serem analisados nos originais manuscritos. Entretanto, para esse tipo de labor filológico exige-se do editor um tempo de trabalho que, em geral, excede à duração de um projeto de pesquisa, ficando a análise de fenômenos linguísticos, de certa forma, comprometido. Assim, ao propor este tipo de projeto, pretende-se se deter exclusivamente ao tratamento do corpus, preparando o material para pesquisas de Linguística Histórica, nas quais dados de língua de um uso pretérito deverão ser analisados..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2023 – Atual
Para a história do Português Brasileiro – Minas Gerais
Este projeto interinstitucional faz parte do projeto nacional - PHPB-Nacional - e tem por objetivo realizar pesquisas, de diferentes matizes teóricas, e que pertençam a campos inter-relacionados de investigação, como (i) histórico-filológico - que se dedica à constituição, transcrição e edição de corpora de manuscritos públicos ou privados e que tenham sido exarados em Minas, desde o século XVIII até anos 70 do século XX; (ii) mudança gramatical - que se dedica à investigação de mudanças linguísticas que foram extraídas de corpora constituídos; (iii) história social linguística - que se dedica a reconstituir a história social linguística do PB. (iv) tradições discursivas - que se dedica a investigar a constituição e mudança de gêneros discursivos; (v) História do léxico do PB - que se dedica a investigar a formação sócio-histórica e linguística do léxico, e aqui incluímos pesquisas ligadas à Onomástica (Antroponímia, Toponímia), à Fraseologia, à Lexicografia e à Terminologia.