Projetos de Pesquisa Mônica Gama

2018 – Atual

A autoria e a representação autoral em escritores-críticos: imagens de si, imagens do outro na memória da literatura

Apresentar a intersecção entre o fazer literário e crítico em escritores que produziram textos sobre literatura, discutindo o modo como concebem a literatura de seu tempo. Entre os autores que assumiram esse lugar de produção e avaliação estão: Marcel Proust, Michel Butor, Eugène Ionesco, Mário de Andrade, Graciliano Ramos, Violette Leduc, João Antônio, Ana Cristina César e Silviano Santiago. Alguns desses escritores empenharam-se na produção de ensaios, outros faziam crítica literária por meio de crônicas; uns se empenharam em mostrar a singularidade de seus contemporâneos, enquanto outros procuraram se definir a partir da eleição de autores que formariam uma tradição que legitimaria suas escolhas. Entre novas formas de enunciação (os pastiches proustianos), a liberdade da crônica (Mário de Andrade, Graciliano Ramos e João Antônio), o ensaio (Michel Butor, Mário de Andrade, Ana Cristina César e Silviano Santiago), o entrelaçamento do discurso crítico no texto literário (João Antônio, Viollete Leduc e Ana Cristina César), esses escritores-críticos, atentos a procedimentos literários, complementam o debate acerca das condições de enunciabilidade, explorando, de um ponto de vista particular, as imagens e posturas autorais em cena. Assim, esta pesquisa pretende focalizar essa construção da memória da literatura a partir da produção desses autores que ocupam essa dupla identidade: escrevem literatura e sobre literatura.

2020 – Atual

Representação do mundo e encenação da escrita na literatura brasileira

O projeto visa investigar um fenômeno em torno da autoria, mais especificamente o de sua representação a partir da relação entre romance e diário. Aprofundando o estudo da teoria do romance, busca-se compreender a ficcionalização do diário na forma romanesca, tendo em vista as estratégias envolvidas na simulação da escrita de si e as concepções de testemunho, confissão e registro de si por ela engendradas. Busca-se também examinar de que modo essas ficções de autoria intervêm no campo literário e se articulam com o memorialismo reincidente na literatura brasileira. Nesse sentido, pretende-se investigar a retomada da ficção de diário em diferentes momentos do século XX, construindo um painel desse fenômeno que permita apreendê-lo em suas variações

2023 – Atual

Literatura e História em rede: divulgação científica na região dos Inconfidentes

Este projeto propõe a criação de técnicas e canais para a divulgação da ciência à população, explorando novas linguagens, mais aptas à democratização dos saberes. Objetiva-se a produção de um site que seja um espaço de convergência e centro de produção de divulgação científica a partir de pesquisas e projetos de extensão, inicialmente, das áreas de Letras e História do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) da Universidade Federal de Ouro Preto. A princípio, a ênfase será dada na produção de podcasts, com a criação de um estúdio que poderá receber e auxiliar os pesquisadores - e inclusive a comunidade (professores e alunos da rede básica da região, por exemplo) - para a roteirização, gravação, edição e divulgação de episódios (de formatos e temas variados). A central de podcasts do ICHS, localizada e difundida para outros canais a partir do site, visará a capacitação de alunos, professores e colaboradores externos, participantes de ações de pesquisa, ensino e extensão em andamento na UFOP como um todo, a fim de estimular o diálogo e a divulgação científica como também o fortalecimento do intercâmbio de saberes entre as comunidades da Região dos Inconfidentes (onde esta universidade possui campus). Os podcasts serão também reproduzidos em agregadores de podcasts, rádios universitárias (em princípio, a Rádio UFOP) e oferecidos a rádios comerciais e comunitárias locais. Em paralelo, o projeto propõe também encontros com a comunidade por meio de oficinas, debates e rodas de leitura, assim como a elaboração de textos de divulgação científica. Cabe destacar que os produtos gerados serão divulgados em acesso aberto e estarão assim indicados no site e nos podcast do projeto, garantindo e fortalecendo a cultura científica como bem comum, tal qual define a Unesco.