Tertúlia Literária

Em parceria com o projeto "Literatura e História em rede: divulgação científica na região dos Inconfidentes" (Fapemig), o projeto Tertúlia Literária visa o encontro com professores da educação básica para a leitura coletiva e prazeirosa de obras importantes da literatura. Com podcasts produzidos antes dos encontros, fazemos também divulgação científica. A coordenação é da profa. dra. Ivanete Bernardino (Linha 3).

tertulia

As Tertúlias Literárias são reuniões mensais de pessoasinteressadas em compartilhar suas experiências de leiturade obras da literatura. É uma iniciativa que busca promovero prazer e o conhecimento que a arte literária propicia sema obrigação de se preencher fichas escolares ou aplicarmetodologias analíticas desta ou daquela escola da crítica.

Ao modo de um clube de leitura, cada edição das Tertúliasse organiza em torno de um eixo temático, a partir do qualas obras são escolhidas para a leitura do grupo. Nestaprimeira edição, o tema eleito foi “Geraes na literatura”.

Diante da farta criatividade dos mineiros de todos ostempos, não foi fácil selecionarmos três autores paracompor nossa primeira rodada de tertúlias. Mas, sendo aescolha inevitável, nossa curadoria da primeira ediçãooptou por poemas de Adélia Prado (para que nenhummineiro desconheça a grandeza de nossas artes), contos docordisburguense Guimarães Rosa e outros de ÂngelaLeite Xavier, nascida em Pará de Minas, mas ouropretanade coração.

Acreditamos que mais que puro prazer ou devaneio, afruição literária envolve o desconforto, a desautomatizaçãodas percepções, a necessidade do grito e a capacidadereflexiva, gerando uma forma de conhecer a realidadeobjetiva das relações humanas de um modo que nenhumasociologia ou antropologia alcança.

Com as tertúlias, a espera é pela partilha de pontos devista e pela expressão coletiva das emoções suscitadaspela forma literária.

Veja mais no Instagram @tert__ulia

Canal no Spotify: https://open.spotify.com/show/2Xf8GeSURsaLMPdIS5ffM5?si=amvd41ozRGyxiz-m...