Literatura e História em rede: divulgação científica na região dos Inconfidentes

espia e espaiaO projeto é apoiado pelo Edital Nº 005/2022 - Apoio a Ações de Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Inovação da Fapemig, contando com a participação de docentes do Posletras e do PPGHIS.

Este projeto propõe a criação de técnicas e canais para a divulgação da ciência à população, explorando novas linguagens, mais aptas à democratização dos saberes. Objetiva-se a produção de um site que seja um espaço de convergência e centro de produção de divulgação científica a partir de pesquisas e projetos de extensão, inicialmente, das áreas de Letras e História do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) da Universidade Federal de Ouro Preto. A princípio, a ênfase será dada na produção de podcasts, com a criação de um estúdio que poderá receber e auxiliar os pesquisadores - e inclusive a comunidade (professores e alunos da rede básica da região, por exemplo) - para a roteirização, gravação, edição e divulgação de episódios (de formatos e temas variados). A central de podcasts do ICHS, localizada e difundida para outros canais a partir do site, visará a capacitação de alunos, professores e colaboradores externos, participantes de ações de pesquisa, ensino e extensão em andamento na UFOP como um todo, a fim de estimular o diálogo e a divulgação científica como também o fortalecimento do intercâmbio de saberes entre as comunidades da Região dos Inconfidentes (onde esta universidade possui campus). Os podcasts serão também reproduzidos em agregadores de podcasts, rádios universitárias (em princípio, a Rádio UFOP) e oferecidos a rádios comerciais e comunitárias locais. Em paralelo, o projeto propõe também encontros com a comunidade por meio de oficinas, debates e rodas de leitura, assim como a elaboração de textos de divulgação científica. Cabe destacar que os produtos gerados serão divulgados em acesso aberto e estarão assim indicados no site e nos podcast do projeto, garantindo e fortalecendo a cultura científica como bem comum, tal qual define a Unesco.

O projeto criou um site para reunir a produção em torno da divulgação científica do ICHS , intitulado Entreposto de ideias (https://entrepostodeideias.ufop.br/), e um podcast: Espia e Espaia

Em 2023, publicamos 26 episódios. Veja mais no spotify: https://open.spotify.com/show/4ySCN1GmgpXAb4CnnX7mDI e no Instagram: @espia.espaia

Com a parceria com escolas, como Dom Benevides por meio do Pet Icsa, e com encontros com professores da rede básica de ensino por meio do Tertúlia Literária, o projeto tem impacto na comunidade interna da Ufop, na externa em geral e na comunidade escolar da região.