Linha 1 - Linguagem e Memória Cultural

A linha de pesquisa Linguagem e Memória Cultural tem como foco o estudo de representações da memória, historicamente constituídas em sua diversidade cultural. De caráter interdisciplinar, orienta-se para o estudo das produções linguísticas, discursivas, literárias e artísticas, consideradas em suas especificidades ou inter-relações. A linha considera memória cultural como um topos a partir do qual discursos identitários de diversas naturezas se cruzam e têm como objetivo perscrutar as diversas modalidades de inscrição da memória, historicamente constituídas. Arquivos, monumentos e a própria linguagem, em suas dimensões discursivas, literárias e semióticas, formam os espaços temáticos nos quais a memória pode ser pensada como uma prática de intermediação entre estruturas socioculturais, expressões individuais e coletivas da identidade. Além de pesquisar a função poética da memória em obras literárias, a linha de pesquisa também visa à classificação e à análise de documentos históricos e de seus suportes empíricos; à conceituação de texto escrito e oral; ao estudo de técnicas de transcrição de textos escritos nos séculos XVIII e XIX, assim como à transcrição de textos orais contemporâneos. Contemplam-se também os desafios da alteridade, ou seja, os registros de subjetividades situadas à deriva da constituição hegemônica e do cânone. Propõe-se a análise do acontecimento discursivo, tanto no registro histórico quanto na escrita ficcional, considerando-se os usos da língua e os efeitos sociodiscursivos.

Áreas afins: Estudos Linguísticos; Estudos Literários; Estudos Clássicos; Língua Portuguesa; Sociolinguística Laboviana; História da Língua Portuguesa; Lexicologia e Lexicografia; Linguística Histórica; Gramática Histórica; Gramática; Texto e Discurso.

Professores: Alexandre Agnolon, Cilza Carla Bignotto, Clézio Roberto Gonçalves, Elzira Divina Perpétua, Emílio Carlos Roscoe Maciel, Kassandra da Silva Muniz, Maria Clara Versiani Galery, Melliandro Mendes Galinari, Paulo Henrique Aguiar Mendes,  Soélis Teixeira do Prado Mendes, William Augusto Menezes , Bernardo Nascimento de Amorim, Fábio César Montanheiro.