Linha 3 - Linguística Aplicada: interfaces entre práticas e teorias

A Linha Linguística Aplicada: interfaces entre práticas e teorias incorpora a linguística aplicada em suas diferentes perspectivas. Aborda o ensino e a aprendizagem da língua portuguesa e de línguas estrangeiras nos diversos níveis de ensino. Os pesquisadores envolvidos nesta linha de pesquisa desenvolvem estudos entre diversas instâncias da vida social e linguagem, tais como: letramentos, interações no ensino e aprendizado; práticas de ensino; política linguística, formação de professores; análise de materiais didáticos; aquisição de linguagem, processos de leitura e produção textual, reflexão linguística e novas abordagens no ensino da gramática e gêneros textuais discursivos, bem como avaliação de ensino e formação de tradutores.

Áreas afins: Linguística Aplicada; Tradução e Ensino; Ensino e Aprendizagem de Línguas (ensino de literatura, produção e recepção de textos orais e escritos, gramática, oralidade); Alfabetização e Letramento; Políticas Linguísticas; Linguagem e Identidade, Português para Estrangeiros, Formação de Professores, Libras, Bilinguismo.

Professores: Clézio Roberto Gonçalves, Giácomo Patrocinio Figueredo, José Luiz Vila Real Gonçalves, Kassandra da Silva Muniz, Soélis Teixeira do Prado Mendes.